Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 09 SET 2019 - 13H51

Cachoeira de Minas celebra vocação de primeiro irmão religioso

A pequena Cachoeira de Minas, que pertence à Arquidiocese de Pouso Alegre, celebrou no dia 31 de agosto, a primeira Profissão Perpétua de um irmão religioso filho da cidade. Joaquim Acássio Barbosa jurou solenemente o seu desejo de se consagrar para sempre ao serviço de Deus e da Igreja, na Congregação do Santíssimo Redentor.


Irmão Joaquim entra com sua família na celebração.


Segundo o missionário redentorista, a consagração perpétua encerra um ciclo de sua formação e inicia outro, com a continuidade do ministério de forma ainda mais decidida.

“É um momento de ação de graças a Deus por ter me escolhido e também pela família, porque a minha vocação nasceu realmente no berço. Quando era pequeno, minha mãe costumava se debruçar na minha cama e dos meus irmãos para nos ensinar a rezar. Então, este é um momento em que eu quero agradecer pelo chamado e pela família, que sempre me indicou o caminho da fé, disse.

Irmão Joaquim é fruto de uma vocação amadurecida, ou seja, em idade adulta. Ele tinha 28 anos quando resolveu frequentar encontros vocacionais em sua arquidiocese. Depois de uma intensa vivência pastoral em sua comunidade, o chamado, que já tinha se manifestado, ganhou novo sentido.

“Eu fui vivendo esse chamado no trabalho pastoral em minha paróquia. Eu sentia algo diferente, mas sempre deixava pra depois. Um dia, uma frase me marcou e foi aí que decidi começar todo o meu processo vocacional. Mesmo deixando para depois, foi bom porque eu fui consciente do que eu queria para minha vida, contou.

:: Já passei dos 30 anos, será que vale a pena ser padre/religioso?

Atualmente, Irmão Joaquim é membro do núcleo diretivo dos Centros de Assistência Social, as Obras Sociais Redentoristas. Ele assumiu essa missão em função de sua formação voltada para a assistência social.

“Seguimos a missão de continuar o Redentor e despertar no ser humano valores de fé e esperança, fortalecendo vínculos e o protagonismo social de nossos parceiros na evangelização e na vida”, acredita o religioso.

:: Conheça mais sobre a história vocacional do Irmão Joaquim

Semana Vocacional


Durantes os dias que antecederam a profissão dos votos, como é tradição na Congregação Redentorista foi realização a Semana Vocacional. Com isso, a Paróquia São João Batista, em Cachoeira de Minas (MG), vivenciou dias intensos, com visitas às famílias e celebrações. Para a comemoração, foram abençoados 24 ícones de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que acompanharam as celebrações nas comunidades e famílias da paróquia. O envio dos ícones foi antecedido por um momento celebrativo no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 23 de agosto. [Leia mais]

Paróquia São João Batista
Paróquia São João Batista
Ícones abençoados na paróquia de Cachoeira de Minas. Da esquerda para a direita, padre Daniel, irmão Joaquim e padre Aparecido (vigário paroquial).



Ao todo, participaram da ação missionária 
57 religiosos, provenientes de várias congregações, conforme esclareceu o pároco, padre Daniel Santini Rodrigues.

“A comunidade tem se preparado com muita alegria e entusiasmo para esse momento para que seja um tempo de graça. A presença da Mãe do Perpétuo Socorro será uma manifestação de que Deus está atento, a todo o momento, às nossas necessidades. Até o dia 31 será um tempo abençoado com a presença também dos missionários”, assinalou.

Para padre Daniel, com a profissão perpétua do primeiro irmão religioso da cidade, o momento será de divulgação dessa vocação tão importante para a Igreja e o despertar de novas vocações.

"Temos muitas vocações sacerdotais mas o povo precisa tomar consciência sobre a vocação à vida religiosa, esperamos que seja um tempo para semear novas vocações religiosas aqui em nossa paróquia", finaliza.

A CELEBRAÇÃO DA PROFISSÃO PERPÉTUA 

A profissão perpétua aconteceu no domingo (31), a partir das 10h, na Igreja Matriz, e teve como tema: “Avance para águas mais profundas”. A celebração foi presidida pelo superior da Província de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R.

Confira fotos deste momento: 


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.