Notícias

Ressuscitemos para a Vida nova no Redentor

Escrito por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R.

01 ABR 2021 - 13H30 (Atualizada em 14 ABR 2022 - 10H10)

Shutterstock

Conduzidos pela Espiritualidade Redentorista, compreendamos que o Mistério Pascal de Cristo implica também nossa participação ao Mistério.

A Espiritualidade Redentorista se sustenta no amor infinito do Redentor, que se fez criança no seio da Virgem Maria, anunciou o Reino de Deus aos pobres, doou-se totalmente na cruz e, ressuscitado, está vivo na Eucaristia. O Salmo 129 expressa a alegria do salmista ao reconhecer que “No Senhor a redenção é abundante”.

Santo Afonso Maria de Ligório assume o anúncio da Copiosa Redenção como fundamento da vida missionária redentorista. Olhando o Cristo que traz vida nova aos mais abandonados (Cf. Lc 4, 18ss), Afonso e seus companheiros assumem uma missão pascal de renovar o mundo por meio do amor misericordioso de Jesus.

:: As características da Espiritualidade Redentorista

Conduzidos pela Espiritualidade Redentorista, compreendemos que o Mistério Pascal de Cristo implica também nossa participação ao Mistério. Essa participação é mística, isto é, realizada em símbolos materiais e acontecida em nós pela fé. Deste modo, como estivemos unidos a Cristo em Sua morte, somos uma só coisa com Ele na Ressurreição (Rm 6,5). “Se morremos com Cristo, temos fé de que também viveremos com Ele” (Rm 6,8).

:: 12 lições redentoristas 

Homem sempre atento à escuta da Palavra de Deus, Afonso assumiu a Vida Nova do Cristo Ressuscitado não somente como dom, mas também como tarefa pessoal e comunitária. É preciso, a cada dia, renovar a opção fundamental por aquele que nos doou totalmente sua vida por nós e, a partir daí, ser missionário e anunciar essa vida que Cristo continua a nos oferecer.

A Constituição Redentorista nº7 diz: Testemunhas do Evangelho da graça de Deus (cf. At 20,24), os Redentoristas proclamam, antes de tudo, a sublime vocação do homem e do gênero humano. Sabem que todos os homens são pecadores, mas sabem igualmente que esses mesmos homens já foram, de um modo mais profundo, escolhidos, salvos e reunidos em Cristo (cf. Rm 8,29ss.).

:: Leia todas as citações bíblicas deste artigo em A12.com/Biblia

Cabe a todos nós, que vivemos a Espiritualidade Redentorista, assumirmos a missão pascal que brota do Cristo Ressuscitado presente na Eucaristia. Afonso foi missionário da Eucaristia e levou-nos todos a acolhermos esse Deus que se faz pão para nos alimentar. Foi no pão da Eucaristia que Afonso contemplou o Cristo Ressuscitado e nele encontrava a verdadeira fonte de Vida.

Nesta Páscoa, reconheçamos nossa sublime vocação à vida Plena, que vence a morte e triunfa na Ressurreição com Cristo. Nosso coração é um sacrário vivo a levar o Redentor a todas as pessoas, em atitude missionária.   


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...