Conduzidos pela Espiritualidade Redentorista, compreendamos que o Mistério Pascal de Cristo implica também nossa participação ao Mistério.
A Espiritualidade Redentorista se sustenta no amor infinito do Redentor, que se fez criança no seio da Virgem Maria, anunciou o Reino de Deus aos pobres, doou-se totalmente na cruz e, ressuscitado, está vivo na Eucaristia. O Salmo 129 expressa a alegria do salmista ao reconhecer que “No Senhor a redenção é abundante”.
Santo Afonso Maria de Ligório assume o anúncio da Copiosa Redenção como fundamento da vida missionária redentorista. Olhando o Cristo que traz vida nova aos mais abandonados (Cf. Lc 4, 18ss), Afonso e seus companheiros assumem uma missão pascal de renovar o mundo por meio do amor misericordioso de Jesus.
:: As características da Espiritualidade Redentorista
Conduzidos pela Espiritualidade Redentorista, compreendemos que o Mistério Pascal de Cristo implica também nossa participação ao Mistério. Essa participação é mística, isto é, realizada em símbolos materiais e acontecida em nós pela fé. Deste modo, como estivemos unidos a Cristo em Sua morte, somos uma só coisa com Ele na Ressurreição (Rm 6,5). “Se morremos com Cristo, temos fé de que também viveremos com Ele” (Rm 6,8).
Homem sempre atento à escuta da Palavra de Deus, Afonso assumiu a Vida Nova do Cristo Ressuscitado não somente como dom, mas também como tarefa pessoal e comunitária. É preciso, a cada dia, renovar a opção fundamental por aquele que nos doou totalmente sua vida por nós e, a partir daí, ser missionário e anunciar essa vida que Cristo continua a nos oferecer.
A Constituição Redentorista nº7 diz: Testemunhas do Evangelho da graça de Deus (cf. At 20,24), os Redentoristas proclamam, antes de tudo, a sublime vocação do homem e do gênero humano. Sabem que todos os homens são pecadores, mas sabem igualmente que esses mesmos homens já foram, de um modo mais profundo, escolhidos, salvos e reunidos em Cristo (cf. Rm 8,29ss.).
:: Leia todas as citações bíblicas deste artigo em A12.com/Biblia
Cabe a todos nós, que vivemos a Espiritualidade Redentorista, assumirmos a missão pascal que brota do Cristo Ressuscitado presente na Eucaristia. Afonso foi missionário da Eucaristia e levou-nos todos a acolhermos esse Deus que se faz pão para nos alimentar. Foi no pão da Eucaristia que Afonso contemplou o Cristo Ressuscitado e nele encontrava a verdadeira fonte de Vida.
Nesta Páscoa, reconheçamos nossa sublime vocação à vida Plena, que vence a morte e triunfa na Ressurreição com Cristo. Nosso coração é um sacrário vivo a levar o Redentor a todas as pessoas, em atitude missionária.
Reze pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida no mês de outubro
Ó Maria, concedei ao Brasil e, sua gente, um futuro luminoso, como as estrelas
A devoção mariana dos Missionários Redentoristas
Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação Redentorista, era chamado “devotíssimo” de Nossa Senhora. Uma verdadeira inspiração para os Redentoristas.
Santa Cruz, luz e esperança!
Reitor da Igreja de Santa Cruz, de Araraquara (SP), traz uma reflexão sobre a espiritualidade da Cruz. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.