Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Notícias

Santo Afonso e seu vínculo com a Bem-Aventurada Mãe de Deus

Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor e Doutor da Igreja, cultivava uma profunda devoção mariana, o inspirando até mesmo a escrever a obra "Glória de Maria"

Escrito por Redentoristas

23 JAN 2026 - 11H34 (Atualizada em 23 JAN 2026 - 16H34)

Vatican Media

Este ano que está iniciando, traz para a Congregação Redentorista mais uma data a ser comemorada, não apenas como lembrança histórica, mas como oportunidade de renovarmos os compromissos de perseverança na Congregação.

Os 160 anos da entrega do ícone milagroso de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à Congregação pelo Beato Papa Pio IX (1866) nos ajudam também a recordar o vínculo de nosso fundador, Santo Afonso de Ligório.

Nossa Senhora desempenhou um profundo papel na vida e na obra de Afonso de Ligório que, entre outros privilégios, teve a graça de trazer o nome de Maria entre os seus muitos nomes.

Herdada de sua família, sobretudo de sua mãe, essa relação devocional com Nossa Senhora o marcou desde o nascimento até sua morte, ocorrida precisamente em 1º de agosto de 1787, às doze horas, na hora do Angelus, uma oração dedicada a Maria.

A presença da Virgem permeava todos os aspectos da vida de Afonso: em suas palavras, escritos, homilias e orações. No entanto, sua maior expressão de amor e devoção a Maria se refletiria em sua obra-prima "As Glórias de Maria", considerada um baluarte permanente na Mariologia universal.

.:: As devoções marianas de Santo Afonso ::.

Por sua dedicação e compromisso em exaltar a Mãe de Deus, Afonso Maria foi reconhecido com o título de "Doutor Mariano", distinção que só compartilha com São Bernardo de Claraval, outro grande defensor e estudioso da devoção mariana.

Como missionários redentoristas, sentimo-nos privilegiados por ter a Virgem como nossa padroeira em dois títulos de particular relevância no mundo: a Imaculada Conceição, escolhida pelo próprio São Afonso como padroeira de nossa Congregação, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, identificada pelas muitas igrejas, santuários e orações que lhe são dedicados.

Santo Afonso nos deixou ensinamentos valiosos sobre o amor que devemos professar por Maria. Ele disse: "Alguns presumem amar muito esta bem-aventurada Mãe, mas depois falam pouco dela e não a abordam todos os dias. Isso mostra amor insuficiente."

Que essas palavras nos encorajem, como seguidores de seu legado, a aprofundar nosso relacionamento com Nossa Senhora e a fomentar com fervor essa devoção à nossa Mãe celestial, assim como o fez nosso fundador.

.:: Práticas devocionais marianas por Santo Afonso ::.

Fonte: Paróquia Santo Antonio de Pádua, Honduras

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...