Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

São Geraldo convida a não perdermos tempo para fazer a vontade de Deus

São Geraldo Majella é o mais famoso santo redentorista passando até Santo Afonso, o fundador da congregação que ele fez parte. Ele é lembrado pela Igreja neste dia 16 de outubro, embora seu nome não esteja no calendário dos santos. 

Este santo pequeno no tamanho, mas gigante no seu testemunho e santidade, morreu bastante jovem, com apenas 29 anos, de tuberculose. Geraldo sempre possuiu uma saúde frágil, o que fez com que ele fosse rejeitado três vezes antes de conseguir entrar num seminário e se tornar irmão redentorista.

Hoje, dia em que os redentoristas comemoram sua festa, irmãos e padres se reuniram no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida para relembrar a vida do santo. 

Veja fotos da celebração: 


A partir do tema "Discípulo Missionário do Redentor", o irmão Marco Lucas, C.Ss.R., falou sobre como São Geraldo não quis perder tempo em sua vida e soube viver a vontade de Deus como prioridade. 

"São Geraldo viveu pouco tempo neste mundo, mas tem muito a nos ensinar porque soube acolher os desígnios de Deus em sua vida e foi suficiente este tempo para ele aprender as coisas de Deus", disse o religioso. 

A insistência de Geraldo para entrar no seminário indicava a sua atitude destemida diante da vida. Depois de ser desiludido por duas vezes pelos franciscanos, ele poderia ter desistido, mas seu ideal e seu desejo de se tornar "todo de Deus", o fez bater uma terceira vez na porta de um seminário, e desta vez foi em uma casa redentorista. Mas até mesmo ali, ele não foi aceito. Ele só conseguiu entrar no seminário porque ele fugiu literalmente pela janela de sua casa, descendo por uma corda feita de lençóis, e seguiu os missionários que visitavam sua cidade, e ainda só depois de muita conversa e idas e vindas, que eles o aceitaram. 

"Ele era um homem que tinha o amor de Deus impregnado no seu coração. Entremos na escola de São Geraldo e vamos aprender o amor", reforça Irmão Marco Lucas. 

O missionário também aproveitou o tema do dia para lembrar aos fiéis e devotos do santo do perigo da "fé intimista". "Se nós cultivamos uma fé intimista, não produzimos frutos. São Geraldo entendeu o que disse Jesus, entendeu o projeto de Deus em sua vida", completa. 

Irmão Marco fez ainda uma pergunta aos devotos: "O que você faz para que o reino de Deus possa ser experimentado onde você vive? A gente, às vezes, tem medo de falar de Jesus, São Geraldo não teve medo!".

Thiago Leon
Thiago Leon


Para seguir o exemplo de São Geraldo e ser um discípulo do Redentor, o religioso lembra que não é preciso sair de nossa casa ou mesmo ir para outro estado ou país. Essa experiência missionária pode ser feita "a partir de sua condição, de sua casa e de seu trabalho, onde você é convidado por Jesus a ser missionário". 

Algumas atitudes de São Geraldo podem motivar nossas ações. Quando um pobre batia à sua porta, ele não hesitava e dava todos os mantimentos da dispensa, confiando que Deus iria providenciar o que fosse preciso. Trocava cartas com religiosos e religiosas testemunhando a graça da realização através da vocação religiosa. Ele atendia quem chegasse a ele sempre com atenção e carinho. 

Então, se quisermos seguir o exemplo de Geraldo precisamos estar atentos à vontade de Deus em nossas vidas. "Que possamos olhar para são Geraldo e mudarmos de vida e sermos, de fato, missionários do Redentor. Não há tempo! Não espere! O tempo é hoje, seja um sinal do reino de Deus na vida das pessoas", finaliza Irmão Marco Lucas. 

E aí... quer conhecer mais sobre a vida de São Geraldo? Temos algumas sugestões abaixo:

Leia MaisO amor de São Geraldo para com os pobresO dia em que Santo Afonso proibiu São Geraldo de comungar Orações de São Geraldo para as grávidas durante a pandemiaComo ser santo imitando São GeraldoSão Geraldo é o santo das Mães e das GestantesO santo que fugiu de casa para ser missionário redentorista


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.