Código Personalizado

QUER SABER COMO SE VIVE EM UM SEMINÁRIO?

Acompanhe o Itinerário Vocacional de alguns seminaristas redentoristas e suas histórias.

Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 24 JUN 2021 - 10H59

Itinerário Vocacional - Junho: Amigos pela fé

Chamo-me Natan Augusto Pimentel Santos, tenho 22 anos e sou natural de Paraisópolis, sul de Minas Gerais. Sou postulante redentorista, completando o meu terceiro ano na caminhada formativa. Estou cursando o segundo ano de Filosofia, residindo no Seminário São Clemente, em Campinas (SP).

Sinto-me lisonjeado em poder partilhar com vocês sobre um tema tão belo e indispensável na vida de todo ser humano, inclusive do Missionário Redentorista: a amizade.

A12
A12


Os amigos nos chegam ainda na infância, com aqueles com quem crescemos, convivemos, adentramos à adolescência e, mesmo com as distâncias, mantemos contato e uma amizade que não envelhece.

Nas brincadeiras, na igreja, na vida de comunidade, na catequese, na escola, nas festas, nas férias... cada momento é guardado no coração. No ambiente escolar surgem também amizades pra uma vida toda. Junto deles foram tantos momentos vividos intensamente que marcaram minha história e me fizeram compreender o quanto são especiais. Em ambas as situações, a sintonia é a mesma. E a cada reencontro a ligação se vivifica ainda mais.

Leia MaisPe. Henrique Maciel partilha sua história de vidaNão há vocação sem cruzReze a Oração Vocacional para o tempo de pandemiaNa vida religiosa e no ambiente de seminário, temos a dádiva de encontrar verdadeiros amigos. Somos presenteados com alguns que nos ajudam no processo de discernimento vocacional.

Percebemos que o nosso “sim” faz parte do “sim” daqueles que têm o mesmo objetivo que o nosso: servir a Deus de todo o coração. E a construção da amizade neste ambiente se dá de maneira muito natural: com identificação, afinidade, espontaneidade, sem interesses mesquinhos, com gratuidade e doação.

Ante os verdadeiros amigos, nos deparamos com aqueles que escutam atenciosamente, que te auxiliam no crescimento humano e espiritual, que estão ao seu lado pelo que você é. Com eles, você passa horas conversando, partilha muitas risadas, expõe as dificuldades, confidencia as particularidades, reza junto, confia e auxilia sem receio.

Percebe que muito das histórias deles estão na sua, que alguns desafios enfrentados se convergem, que a partilha da vida de um completa a do outro e que, mesmo nos pontos divergentes, o caminhar junto ultrapassa qualquer diferença.

Você permite que o outro te conheça e vice-versa, e a partir daí reconhece a generosidade, a grandiosidade, a singularidade e a riqueza que o outro agrega com sua história à minha caminhada vocacional. Se dá conta da beleza e do quão bom é viver a verdadeira amizade e no mais íntimo do coração brota a gratidão por ter a oportunidade de ter uma pessoa tão incrível ao seu lado.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
André, Raylan e Natan: companheiros de caminhada


Jesus nos diz que aquele que deixar casa, mãe, pai, irmãos por causa dele, ganharão cem vezes mais. E, sem dúvidas, posso dizer que esta promessa do Mestre se cumpre em minha vida e em minha trajetória pelos amigos que ele me permitiu conhecer e firmar tão belas relações. Verdadeiros irmãos que ele me concedeu, inclusive dentro do seminário, e que com certeza, independente dos frutos do discernimento, se farão sempre presentes.

Quando deixamos casa, papai, mamãe, amigos, não perdemos aqueles que temos ou amamos, mas, pelo contrário, nossa família e laços se alargam. O Senhor não nos deixa sós, mas se faz presente naqueles que coloca ao nosso lado e nos faz sentirmos amados por um amor livre e desinteressado, traduzido nos simples gestos cotidianos ou simplesmente pelo estar junto e o saber com quem contar. Como é belo acreditar no dom da amizade! Sou imensamente grato pelas sólidas amizades construídas e pelos verdadeiros irmãos que o Redentor me concedeu ao responder o meu “sim” por meio da Congregação Redentorista.

Vocacionado, não tenha receios em abraçar a causa do Reino, por meio da resposta generosa ao convite que o Redentor te faz para servi-lo na vida missionária. Venha compor a família Redentorista, como filho querido de Santo Afonso e perceber que o Senhor se faz imensamente bondoso naqueles que nos confia. A começar pelos grandes, valiosos e verdadeiros amigos com os quais nos presenteia ao longo da missão de anunciar sua Copiosa Redenção!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

A12.com/itinerariovocacional

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...