Código Personalizado

QUER SABER COMO SE VIVE EM UM SEMINÁRIO?

Acompanhe o Itinerário Vocacional de alguns seminaristas redentoristas e suas histórias.

Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 19 OUT 2021 - 11H27

Itinerário Vocacional – outubro: Disponibilidade para servir

Sou o postulante Cauã Alanderson, natural de Santo Antônio do Pinhal (SP). Tenho dezoito anos e este é o meu quarto ano de formação, estou cursando pedagogia e atualmente resido em Sorocaba (SP), no Seminário São Geraldo, casa de formação dos futuros irmãos redentoristas.

Venho partilhar com vocês um pouco de minha formação e a vocação do irmão redentorista, uma vocação de disponibilidade para a missão.

A12
A12


Na tradição redentorista, desde as origens, a congregação sabidamente se compõe de dois estados de vida: sacerdotes e irmãos, que formam uma só unidade, um único ser redentorista.
A presença dos irmãos mostra que o mais importante na congregação é a vida de especial consagração a Deus e a atividade missionária, pois o irmão é aquele que vive com radicalidade o seu batismo nos votos religiosos, sendo casto, pobre e obediente no seguimento a Cristo, o modelo protótipo dos votos religiosos. Somos irmãos! Título qual o próprio Cristo deu a todos seus seguidores «Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos» (Mt 23,8), somos missionários pois Cristo nos envia, e Redentoristas por anunciar a Copiosa Redenção, chamados a ser a continuação de Jesus no mundo.

Leia MaisItinerário Vocacional - setembro: Vivendo como IrmãosA missão do leigo redentorista3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionáriaA vocação do Irmão Redentorista me encantou a partir do meu ingresso no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), ainda em 2018, em que deslumbrei de perto essa vocação nos irmãos residentes nos conventos de Aparecida (SP) e na pessoa do meu primeiro formador, Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R, e principalmente do Irmão São Geraldo Majella. Vi neles o exemplo de seguimento a Jesus, a disponibilidade em servir e a reverência para com a pessoa humana, e fui percebendo que este é o desejo de Deus para mim.

Em 2021, terminada a minha formação como aspirante no Seminário Santo Afonso e também a conclusão do ensino médio, continuei a minha formação como postulante no Seminário São Geraldo, aqui em Sorocaba (SP), tendo novamente como formador o Ir. Cláudio.

Moro com mais cinco formandos e aqui o intuito do seminário é a formação humana, espiritual, pastoral e intelectual dos futuros irmãos redentoristas. Cada formando faz um curso diferente, escolhido de acordo com aptidão e também com as necessidades da congregação para os cuidados da mesma e no auxílio aos carentes. Além dos cursos, temos formações bíblicas, catequéticas, história da congregação, atendimento psicológico e várias outras atividades internas como orações, trabalhos manuais, esporte e convívio. Junto ao prédio do Seminário temos a paróquia São Geraldo Majella, que conta com nossa ajuda nas novenas e missas, e, aos finais de semana, ajudamos nas comunidades pertencentes a ela.

A12
A12


Uma das alegrias em ser irmão redentorista é fazer a vontade de Deus com os dons que ele me deu, mesclando com o carisma redentorista, tornando assim uma prática disciplinar belíssima para a vida religiosa.
E a maior dificuldade é a má compreensão de quem é o irmão, tendo uma tendência em definir o irmão ao que ele não é, em vez de afirmar o que é. Ao se fazer isso não se enfatiza a beleza e o valor da vocação de ser Irmão. Não é percebida como uma possibilidade, mas como a negação de uma valor desejado.

O Espírito, que faz tudo confluir para o bem comum deu-nos um chamado particular, para expressar o carisma a que damos tanto valor.

Você também é chamado a continuar o Santíssimo Redentor com seus dons e história de uma forma única. Não tenha medo de dar sua resposta! A sua vocação para a construção do reino é como uma gota no oceano, sem ela, o oceano ficará menor.

Venha fazer parte dessa grande família, o Redentor te chama!

Seja um Missionário Redentorista!

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

A12.com/itinerariovocacional

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...