Código Personalizado

QUER SABER COMO SE VIVE EM UM SEMINÁRIO?

Acompanhe o Itinerário Vocacional de alguns seminaristas redentoristas e suas histórias.

Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 21 SET 2021 - 09H13

Itinerário Vocacional - setembro: Vivendo como Irmãos

Olá, queridos leitores(as). Somos aspirantes da Congregação Redentorista. Residimos em Santa Bárbara D'Oeste (SP), no Seminário Santíssimo Redentor.

Chamamo-nos Caio, Davi Edgar, Lucas, Mateus e Victor Hugo e compomos a comunidade formativa que tem dez membros. Estudamos no Colégio Salesiano Dom Bosco, na cidade de Americana (SP), e vamos partilhar com vocês sobre a vida comunitária, nossa vivência como irmãos!

A12
A12


“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2,44). Assim, a essência da vida cristã é a vida em comunidade. Cristo nos quer todos irmãos (as). A Vida Consagrada nasceu e sempre será em espírito de união. Por isso mesmo, desde o início do processo formativo, a vivência comunitária é uma realidade para todos nós.

Leia Mais3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionáriaCARTINHA: jovens mostram a rotina no seminárioNesse sentido, realizamos várias atividades em conjunto, desde o despertar até o anoitecer. Dessa forma, partilhamos o quarto e temos espaços comuns, como as salas de jogos e de estudos. Além disso, realizamos serviços em comunidade, a limpeza da casa, áreas externas, a preparação da liturgia e das orações são feitas por nós.

Porém, pode ressoar uma dúvida: é fácil se adaptar a este estilo de vida? Como todo processo de adaptação, faz-se necessário um despojamento, isto é, deixar de lado as comodidades e individualismos. Ademais, o acolhimento dos formadores e dos formandos já presentes contribui para uma boa vivência na alegria e na fraternidade.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Formandos do Seminário Santíssimo Redentor no Santuário Nacional


Como toda relação humana, há, na vida em comunidade, desafios e realizações. Com o tempo, naturalmente, surgem certos conflitos. No entanto, as alegrias e o espírito de partilha em que vivemos suprem toda discórdia e divisão. Contudo, com exceção da Trindade Santa, não há comunidade perfeita. Estamos sempre em construção!

A vida comunitária se difere da familiar pois na primeira encontramos realidades diversas formas diferentes de enxergar o mundo. Justamente por isso, há beleza e riqueza no que se refere à diversidade de dons, carismas e culturas: “a diversidade é um desafio que nos faz crescer” (Papa Francisco).

:: Conheça as etapas de formação da Congregação Redentorista

Caro jovem, Deus te chama para viver em comunidade. Ele não te quer sozinho! A vida comunitária nos ensina a viver a proposta do amor de Jesus, ou seja, o amor que é doação e serviço. Somos muito felizes no chamado que abraçamos no dia a dia.

Partilhe conosco dessa alegria. VENHA SER UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

A12.com/itinerariovocacional

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...