Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 18 OUT 2021 - 13H30

Partilha Missionária: um jovem redentorista em estágio pastoral

Em outubro, celebramos o mês missionário. Convidamos o Frater Robério Santana para partilhar com vocês um pouco de seu estágio pastoral no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ). Uma experiência missionária fundamental para a  consolidação da formação redentorista. 

arquivo pessoal
arquivo pessoal


Sou o Fr. Roberio Santana de Lima, tenho 29 anos, cearense, mas vivi muito tempo em Itaquaquecetuba (SP). Depois de passar por todas as etapas de formação na Província de São Paulo, desde janeiro estou vivenciado o “tirocínio missionário” na Comunidade Redentorista do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ) - Província do Rio de Janeiro. O tirocínio tem como finalidade nos fazer experimentar a vida Redentorista na prática e na convivência com os confrades, a pastoral do dia a dia, fora do âmbito da formação.

Como é característica de nossos santuários, aqui a dinâmica é intensa e nos convida a ser criativos assumindo o trabalho junto ao povo de Deus. Nossos confrades estão em Campos dos Goytacazes desde 1923 e à frente deste Santuário desde sua construção, em 1947. O Santuário, tanto para a província do Rio quanto para o povo Campista, é importante por conta de sua história, que sustentou a unidade do povo de campos, e pelo trabalho missionário dedicado e constante de nossos missionários.


Em nossa comunidade somos seis religiosos, sendo quatro padres, um irmão e eu. Sem hesitar, buscamos responder as urgências pastorais principalmente por meio da assistência sacramental e social. Em nossos trabalhos, o amparo aos pobres não é mero detalhe, mas uma prioridade. Eu, dentro daquilo que é possível, tenho buscado estar presente nas atividades pastorais acompanhando os jovens, terço dos homens, Legião de Maria, crisma e Confrarias.

Leia MaisMês da Bíblia: como São Mateus, estar disponível ao chamado de DeusA missão do leigo redentorista3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionáriaEssa experiência pastoral tem me ajudado a fazer uma importante síntese do que fui aprendendo ao longo do processo de formação. Ela também se torna única porque faz fortalecer cada vez mais os laços com nossos confrades, que em um futuro breve irão compor conosco a nova unidade. O estágio tem confirmado ainda mais que quando abrimos o nosso coração, o Senhor nos conduz à felicidade e à superação dos desafios.

Neste sentido, queridos jovens, é que posso dizer que vale muito a pena ser um Missionário Redentorista. Quem responde com amor e se deixa conduzir por Deus, a cada passo torna-se feliz e realizado. Ao dizer sim, constamos da mesma forma que Nossa Senhora, que o Senhor faz em nós maravilha e que Santo é o seu nome! Pelo meu sim, me realizo a cada dia, me sinto feliz e supero a cada dia os meus limites.

Convido você também, assim como fez a Virgem, a dizer o seu “sim” e juntar-se a nós, como um missionário que anuncia, com amor, a Copiosa Redenção!

Seja um Missionário Redentorista!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.