Neste sábado (08), devotos de Nossa Senhora Aparecida, presentes no Santuário Nacional, participaram da Santa Missa que celebrou o Imaculado Coração de Maria, às 9h, no Altar Central.
A celebração foi animada pelo pe. José Roberto, C.Ss.R., presidida pelo Missionário Redentorista Pe. Helder José, C.Ss.R. e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.
Em sua reflexão, pe. Helder lembrou os fiéis do tempo em que estamos vivendo na Igreja Católica, até chegar à celebração de hoje, para honrar nossa Mãe de Misericórdia, Aquela que nos socorre.Leia MaisA devoção ao Imaculado Coração: Um caminho de ternura e amorO Imaculado Coração de MariaO que é a Missa em Desagravo ao Imaculado Coração de Nossa Senhora?
“Nós estamos vivendo um tempo intenso e abençoado em nossa vida cristã. Nós saímos do mês de maio, mês dedicado a Nossa Senhora, Maria, a Mãe de Jesus, entramos no mês de junho, mês junino, mês dos nossos santos juninos, mas antes de tudo nós estamos celebrando: ontem, o Sagrado Coração de Jesus, e hoje, o Imaculado Coração de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe”.
Ao pensar em coração, lembramos do amor, de misericórdia, de compaixão e perdão, principalmente quando falamos do coração de Jesus e de sua Mãe.
“Quando nós falamos primeiramente em coração, nós estamos falando da casa dos mais nobres e profundos sentimentos humanos. No início, nós pedimos perdão, porque no coração também muitas vezes nos ficamos remoendo mágoas, raiva, ódios, rancores, ressentimentos, isso faz um mal danado para nossa vida espiritual e também para nossa vida física. É necessário que perdoemos, para nos libertarmos das amarras da angústia, de tudo aquilo que nos fere e também nos distancia de Deus. E também quando nos liberamos o perdão, o nosso coração fica livre para os bons sentimentos humanos”.
O Missionário Redentorista explicou que o Evangelho que acolhemos em nossa vida e em nosso coração nos ajuda a chegar a este encontro profundo com Jesus e com Maria Santíssima. Ele lembra que Jesus, tinha uma família humana e uma divina, e que Maria, sendo sua Mãe, guardava todas aquelas coisas que Jesus vivenciava na Terra, em seu coração.
“Maria que guardava todos os acontecimentos da vida de seu filho em seu coração, Maria que ouviu a voz do anjo, Maria que disse o seu sim, um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão. Maria que responde: faça-se em mim segundo a tua palavra, a tua vontade”.
A Mãe de Jesus é nossa Mãe, ela nos acolhe, nos ampara e nos ensina. Pe. Helder recorda que seu cuidado com cada um de seus filhos está no dia a dia, mas principalmente em momentos difíceis e pode ser comprovado quando visitamos a Sala das Promessas no Santuário Nacional de Aparecida ou em qualquer santuário Mariano do mundo.
“Quando nós visitamos as salas dos ex-votos, seja na casa de Nossa Senhora ou em outro Santuário Mariano, nós vemos de maneira muito sensível e palpável o quanto Maria olha por cada um de nós, ela que é exaltada como Mãe do Perpétuo Socorro, ela que é exaltada como Misericordiosa em nossa vida, ela que é exaltada como Mãe Auxiliadora”.
Caminhando para o final de sua homilia, o Missionário Redentorista refletiu o cuidado de Maria com cada um de nós, mas também o exemplo que ela nos dá para nossa vida, ela com seu coração misericordioso, mas também cheio de fé e confiança nos planos de Deus.
“Nós, olhando para Nossa Senhora, neste dia queremos dizer o nosso sim, como ela disse, queremos atualizar o nosso compromisso enquanto batizados que somos na Igreja de seu filho Jesus”.
Conheça a estrutura da Geotenda da Família dos Devotos
O Santuário Nacional prepara uma calorosa acolhida aos devotos que vêm celebrar os 26 anos da Família dos Devotos na Casa da Mãe neste mês de julho
Entenda o tema da Novena e Festa da Padroeira 2025
O reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. explica o tema da Novena e Festa da Padroeira de 2025, para que possamos vivenciar esta mensagem.
Santuário Nacional inaugura usina solar que vai suprir até 65% da energia do complexo
No dia 11 de julho, às 10h, o Santuário Nacional de Aparecida inaugura a Usina Fotovoltaica São Francisco, projeto que prevê gerar até 65% da energia consumida no complexo de acolhida da Basílica. A iniciativa marca um avanço na sustentabilidade institucional, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas. A bênção e o acionamento da usina acontecem na Fazenda São José, propriedade localizada a 3 km do Santuário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.