A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria ocorre no sábado, após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. São próximas uma da outra, pois o Coração do Filho está próximo ao Coração da Mãe. Maria é aquela que não teve mácula, ou seja, não teve o coração manchado pelo pecado. Por isso, essa memória litúrgica se denomina de Imaculado Coração de Maria.
Recentemente, o Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, repetindo piedosamente o que o Papa Pio XII tinha feito. Esse, também, foi um pedido da própria Virgem Maria, em Fátima, quando apareceu aos pastorinhos. Ela disse que os pastorinhos deveriam rezar para que a humanidade se consagrasse ao seu Imaculado Coração.
Leia MaisPapa Francisco consagra Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de MariaImaculado Coração de Maria: compaixão e serviçoO que é a Missa em Desagravo ao Imaculado Coração de Nossa Senhora?
Em 1925, em Pontevedra, na Espanha, a Santíssima Virgem revelou a então postulante Lúcia a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Somente dois anos mais tarde, em 1927, Lúcia deu a conhecer as palavras da Virgem Maria, após ter conversado com seu confessor. Essa devoção reparadora aconteceria nos cinco primeiros sábados do ano e, por isso, também os sábados são votivos à Nossa Senhora.
Apesar desses fatos mencionados acima, a devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta ao início da Igreja, pois tem suas raízes na Sagrada Escritura. O evangelista Lucas menciona dois momentos em que se remonta ao coração da Virgem Maria: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração” (Lc 2,19). Outra passagem: “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas em seu coração” (Lc 2,51).
A doutrina e devoção ao Imaculado Coração de Maria foram crescendo durante a Idade Média. Nos séculos seguintes, surgiram outros grandes devotos ao Imaculado Coração de Maria, bem como do Coração de Jesus. Dentre eles, destacam-se São Bernardo, Santa Gertrudes, Santa Brígida, São Bernardino de Sena e São João Eudes que foi o maior apóstolo da devoção ao Coração de Maria. Em 1648, o Padre João Eudes obteve do bispo de Autun, na França, a aprovação da celebração da festa.
A Santa Sé mostrou-se favorável ao culto ao Imaculado Coração de Maria, no início do século XIX. No ano de 1805, o Papa Pio VII concedeu a autorização para a celebração da festa às dioceses e às congregações religiosas que lhe pediam. No ano de 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o ofício próprios do Imaculado Coração de Maria. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 8 de dezembro de 1942, na Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e todo o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria e, três anos depois, estendeu a festa do Imaculado Coração de Maria para toda a Igreja Católica.
A partir das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, a devoção ao Imaculado Coração de Maria ganha ainda mais força, especialmente, na devoção particular dos fiéis, como aconteceu com a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “A missão especial de Fátima é a difusão ao mundo ao Imaculado Coração de Maria”, dizia Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa.
A celebração da memória de Nossa Senhora aos sábados é uma tradição que remonta aos primórdios da Igreja. A presença da Missa de Nossa Senhora nos Sábados, no missal romano de São Pio V, de 1570, mostra a antiguidade dessa prática, que consiste em honrar especialmente a Santa Mãe de Deus nesse dia da semana. Da mesma forma que cada dia da semana é votiva a alguma devoção própria. Temos que ter um dia voltado para a Mãe de Deus. Portanto, o objetivo principal da devoção ao Imaculado Coração de Maria é conquistar a paz e salvar as almas. Como Nossa Senhora mesmo disse aos pastorinhos, em Fátima: “Se fizerem o que eu vos digo, muitas almas se salvarão e terão a paz. A guerra vai acabar”. Ao dizer tais palavras, Nossa Senhora deixou o seu pedido bastante claro.
Confiemos à Virgem Maria os nossos pedidos e nos consagremos ao seu Imaculado Coração e consagremos a nossa família, também. Peçamos a Paz e que alcancemos a vida eterna, buscando viver uma vida de santidade. Rezemos pela conversão dos pecadores e que todos os corações se voltem ao amor de Deus. Procuremos participar da Celebração Eucarística nesse sábado dedicado à Virgem Maria e que o nosso coração se aproxime do coração materno de Maria. Não podendo, pelo menos, rezemos o Rosário em família. Há sessenta anos o nosso predecessor consagrou esta nossa cidade do Coração de Maria, neste ano iremos renovar essa consagração.
Creio ser muito importante retomarmos o piedoso costume de introduzir, neste tempo favorável das duas festas, os quadros do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nas salas de nossas casas e nos comércios católicos!
Participe do Congresso Bíblico 2024 em Aparecida
As inscrições para o Congresso Bíblico 2024 estão oficialmente abertas! Este ano, as inscrições serão realizadas em dois lotes, oferecendo oportunidades para todos participarem de nosso evento seja no presencial como no online.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Inscrições abertas para apresentação nos seminários no III Congresso Bíblico de Aparecida
Veja mais informações sobre como inscrever seu trabalho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.