Nesta terça-feira (30), às 18h, a Basílica Histórica recebeu a Santa Missa de Abertura do Mês Missionário, no dia em que a Igreja celebra a Memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.
A celebração eucarística foi presidida por Dom Paulo Andriolli, S.X., Bispo auxiliar de Belém (PA), animada pelo Missionário Redentorista Padre Jorge Américo, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional.
Concelebraram Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo emérito de Araçuaí (MG), além dos demais sacerdotes presentes.
Também participaram outros membros da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM), com a presença da Irmã Regina da Costa Pedro, PIME, atual diretora.
A celebração marcou o início das atividades para o mês de outubro, período em que a Igreja no Brasil intensifica as reflexões e ações sobre a missionariedade. “Estamos fazendo a abertura deste tempo fecundo de animação missionária”, disse Dom Maurício.
add As quatro dimensões do Mês Missionário
Na homilia, Dom Paulo ressaltou o tema proposto pelo saudoso Papa Francisco para o mês: “Missionários da esperança entre os povos”.
Para o bispo, “a missão é sempre anúncio de esperança. Não apenas uma ideia de um futuro melhor, mas há uma esperança concreta, enraizada na Páscoa de Cristo”.
Ele reforçou que ser missionário exige perseverança:
“O missionário que não se alimenta da Palavra de Deus corre um risco muito grande de anunciar apenas a si mesmo, suas ideias, suas convicções, mas não o Evangelho. É o Evangelho que salva, que cura”.
Dom Paulo destacou que a missão se realiza com gestos concretos de amor:
“Ser missionário da esperança é visitar quem está doente ou desanimado, levar alegria às periferias, aos presídios, aos hospitais. Quem experimentou isso sabe o quanto faz bem”.
O Bispo também lembrou Maria como modelo: “Aqui em Aparecida, não podemos deixar de olhar para Maria. Ela é a missionária por excelência, que se levantou e foi apressadamente ao encontro de Isabel, levando esperança”.
Dom Paulo concluiu convocando os fiéis a renovar o ardor missionário:
“Abrimos hoje este mês especial, como um grande retiro espiritual para toda a Igreja do Brasil. Que Maria, Mãe Aparecida, nos ensine a sermos discípulos missionários da esperança entre os povos. E que, como Jesus, possamos ser sinais vivos de esperança em nossas comunidades”.
O Mês Missionário é marcado pela Campanha Missionária, promovida pelas POM em parceria com a CNBB.
Neste ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco foi “Missionários da esperança entre os povos”, em sintonia com o Jubileu da Esperança, e o lema bíblico “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Ao longo de outubro, paróquias, comunidades e escolas em todo o país realizam celebrações, novenas, formações e experiências missionárias.
add Ideias práticas para o mês de outubro na catequese
add Acesse aqui todo o material formativo da Campanha Missionária
1/9









Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.