Notícias

Como será a Quarta-feira de Cinzas no Santuário Nacional?

Data marca início do tempo quaresmal, em preparação à Pascoa de Jesus. Confira os horários de missas e confissões!

Escrito por Redação A12

07 FEV 2024 - 10H25 (Atualizada em 07 FEV 2024 - 11H12)

Thiago Leon

A Igreja Católica celebra neste dia 14 a Quarta-feira de Cinzas. Na Capital Mariana da Fé, as Santas Missas acontecem às 6h45, 9h, 10h30, 12h, 16h e 18h, no Altar Central, e às 8h e 18h, na Basílica Histórica.

Para obter o Sacramento da Reconciliação neste importante tempo litúrgico, as confissões no subsolo da Casa da Mãe acontecem em dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Leia MaisAs cinzas apagam os nossos pecados?Posso receber a imposição das cinzas em casa?

Seguindo a tradição católica, o rito de imposição das cinzas será realizado durante as celebrações.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de oração e penitência para os cristãos. Isto, em preparação para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus, dia mais importante do calendário litúrgico da Igreja.


Significado das Cinzas

As cinzas lembram o cristão de sua origem e seu fim. No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te de que és pó, e ao pó te hás de voltar”.

A primeira expressão, retirada do Evangelho de Marcos (Mc 1, 15), refere-se ao início da pregação de Jesus e lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão inspira-se em Gênesis (Gn 3, 19) e lembra a situação de fragilidade humana.

Thiago Leon
Thiago Leon


As cinzas usadas são o resultado da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, ou seja, os ramos utilizados não são jogados fora, mas sim, reaproveitados na Santa Missa de Cinzas.

Este sinal propõe ao fiel um caminho de conversão interior, com o desejo de seguir a Cristo crucificado e ressuscitado, praticando as virtudes da Quaresma: a oração, o jejum e a esmola.

Campanha da Fraternidade

CNBB
CNBB


No Brasil, o período quaresmal convida a sociedade à reflexão de temas relacionados com a justiça social e a dignidade humana, por meio da Campanha da Fraternidade (CF).

Em 2024, ao celebrar 60 anos da iniciativa, o tema proposto é: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). Além da celebração na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília–DF nesta quarta-feira (14), a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida no domingo (18) marca a abertura da Campanha.

Para você devoto, que está em casa, as missas podem ser acompanhadas pela Rede Aparecida de Comunicação. A cobertura da celebração e materiais a respeito do tempo quaresmal você confere no Portal A12. Todas as missas são transmitidas pela plataforma Aparecida ao Vivo e a TV Aparecida transmite as celebrações das 6h45, 9h, 12h e 18h.

Dom Orlando Brandes fala sobre as Cinzas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...