Notícias

2º dia da Novena da Padroeira: uma Igreja que participa e se deixa participar

Cardeal Dom Leonardo Steiner pregou a respeito de Maria como exemplo de participação e Missão evangelizadora para todos

Escrito por Alberto Andrade

23 SET 2022 - 14H08 (Atualizada em 05 OUT 2022 - 07H52)

Thiago Leon

Na noite desta terça-feira, 4 de outubro, o Santuário Nacional prosseguiu com a Novena da Padroeira em preparação a grande Festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12.

Leia MaisPadre Domingos Sávio te ajuda a refletir o 2º dia da Novena da PadroeiraHá 20 anos, Edna e Manoel renovam sua fé na Novena da PadroeiraCelebrada no Altar Central, a Novena Solene foi presidida pelo Cardeal da Amazônia Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, acompanhado do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, do reitor do Santuário, o missionário redentorista Padre Eduardo Catalfo.

E como oficiantes estavam presentes o Irmão Marco Lucas Tomaz, C.Ss.R, Diretor Comercial da Editora Santuário e Formador do Seminário Santo Afonso, o também redentorista Padre Sebastião Reis dos Santos e o Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança.

Thiago Leon
Thiago Leon



Chamados a trabalhar na Vinha do Senhor

Logo no início da Novena, em honra a São Francisco de Assis, o carro andor para a entronização da imagem de Nossa Senhora representou a mãe natureza e seus filhos, para saudar a Mãe do Céu, e assim nos convidando a construir uma Igreja-Participação.

E para receber a Palavra de Deus, o carro andor veio representando o homem e a mulher do campo, nos lembrando que o Senhor nos chama a trabalhar em sua vinha a partir de Sua vontade e do Evangelho.

E em sua reflexão, Dom Leonardo Steiner enfatizou que Deus é saída pela procura incessante de trabalhadores para a Sua Vinha e que todos são chamados e nunca excluídos pelo Senhor.

“Deus sempre está saindo, porque Deus é em saída! Deus sempre se movimentou em busca dos seus amados e amadas. Na madrugada e no despertar do dia ele é caminho na busca das pessoas que possam participar do Seu serviço, serviço amoroso: estar na Sua casa. Deus é inquieto no Seu amor, é movimento, é buscador.

E chegada a meia tarde, Ele se faz caminho em busca dos que possam participar do seu trabalho transformante na vinha. E no fim do dia, Deus ainda busca! O Senhor é insaciável, porque é cheio de amor. Deus se inquieta com a não participação das pessoas, não quer ver ninguém excluído, mesmo que a exclusão seja por vontade própria. Deus é o distribuidor dos bens da vida!”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Maria, referência da participação

O Cardeal da Amazônia refletiu sobre Nossa Senhora ter sido escolhida por Deus para participar de uma missão sem igual: gerar a Salvação para todos nós.

“Deus buscou a jovem de Nazaré, pois desejava participar mais intimamente da nossa humanidade. Buscou Maria para participar da nossa fraqueza, e transformá-la e redimi-la. Saiu e viu a jovem virgem e ela aceitou participar do projeto de Deus, do mistério da encarnação de Deus, da dor, da Cruz, da morte e também da Vida Nova. No amanhecer da vida, ela participou recebendo o anúncio do anjo, e aceitou participar! Não se excluiu.

Ao apresentar o menino Jesus do templo viu a história da Salvação e participação de Deus na história nas figuras encantadoras do profeta Simeão e da grande profetiza Ana. Uma Igreja que sai, que participa e que deixa participar! Realizar como Nossa Senhora uma verdadeira revolução, pois Deus se fez participação no meio de nós e a nos oferecer a participação do seu reino por isso, todos participantes da Sua benevolência e do Seu amor”.


Participar do cuidado com o bem comum

E para celebrar a memoria de São Francisco de Assis, Dom Leonardo enfatizou nossa missão em preservar a natureza.

“Todas as criaturas são irmãs, participantes nascidas do mesmo amor. E nós hoje, destruindo a Amazônia Mãe com seus povos, suas culturas que são povo de Deus! Por que os excluímos? Por que depredamos e destruímos a casa? Francisco cuidador e cantador da criação, hoje mais destruição e opressão do que canto e poesia. Participemos das transformações necessárias se quisermos ser seguidores e seguidoras de Jesus”, concluiu.

Ao fim da celebração, Padre Eduardo Catalfo agradeceu a presença do Arcebispo de Manaus em participar desse momento tão singular para nossa fé a partir da intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

“Temos a alegria em receber o primeiro Cardeal da Amazônia, e como todo franciscano, ama profundamente Nossa Senhora. O lema de Dom Leonardo ‘Verbo feito carne’ é inspirado no realismo da encarnação, e indica que Cristo ao assumir plenamente nossa condição, trabalhou com mãos humanas, pensou como inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Seja bem vindo, é um privilégio ter o senhor entre nós, obrigado!”, disse.


:: Saiba mais sobre a Novena e Festa da Padroeira 2022!

Acesse a12.com/festadapadroeira e não perca a nossa cobertura especial!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...