Notícias

Conselhos do Arcebispo de Aparecida para a 2ª Semana da Quaresma

Escrito por Santuário Nacional

02 MAR 2021 - 14H36 (Atualizada em 02 MAR 2021 - 15H45)

Mário Pereira

No último domingo (28) Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida presidiu a celebração eucarística no Santuário às 8h, e refletiu a liturgia do 2º domingo da Quaresma, comentando sobre a transfiguração, o calvário e o Tabor na vida do cristão.

Confira alguns pontos importantes da reflexão e se preferir, retome a leitura dos textos bíblicos da liturgia do 2º domingo da Quaresma:

“O Pai deu uma ordem: ‘Escutai-o, escutai o meu Filho! Não escutem só as coisas do mundo, não sede surdos ao evangelho, escutai, escutai, escutai’.”

“Nas Sagradas Escrituras, nos Santos Evangelhos, Jesus ressuscitado fala conosco e nós vamos sempre escutá-lo para segui-lo.”

“A nossa vida é feita de calvário e de Tabor. Calvário são os nossos sofrimentos, nossas provações. Se não tivesse o Tabor nós iriamos desanimar, agora com a certeza do Tabor da ressurreição, nós somos tomados de esperança, de alegria, de certeza na ressurreição de Jesus.”

Em cada missa existe a transfiguração da farinha do pão em Jesus ressuscitado e nós também, comungando o ressuscitado estamos sempre nos transfigurando. Quanto mais profunda for a Quaresma, a conversão, quanto mais real for o calvário, tanto mais luminoso será o Tabor, tanto mais gloriosa será a Páscoa.”

Não se deixar abater por cruzes e sacrifícios, por tantas provações na vida, como foi com Abraão na primeira leitura”.

“Quando a gente assume a nossa cruz e tem essa esperança da ressurreição nos sempre podemos dizer: ‘como é bom estar perto de Deus, como é bom rezar, como é bom estar na eucaristia, como é bom se confessar, com é bom ler a bíblia porque é a ali que fazemos a experiência da ressurreição de Jesus'.”

Descer do Tabor fortificados e fortalecidos é o mínimo que nós podemos esperar de cada missa que nos celebramos e assim, a vida vai sendo transfigurada e nós vamos ajudando o mundo a se transfigurar.”

Todo sofrimento é um Tabor, por isso, sempre digo para os doentes: ‘você doente é um missionário, olhe para Jesus e entregue a ele o seu sofrimento e você estará ajudando, colaborando na conversão dos pecadores e colaborando na santificação da igreja’.”

“Vamos ressuscitar também nesta Campanha da Fraternidade, com o ecumenismo, com a fraternidade, com o diálogo. Se há uma coisa que nos transfigura, que nos muda é a graça do diálogo, o diálogo é a experiência do Tabor.”

Assista a homilia completa:

Quaresma com o  Santuário de Aparecida


add Acompanhe as celebrações eucarísticas da Casa da Mãe e se prepare bem para a Páscoa do Senhor. Clique aqui para conferir os horários de missa;

add Reze todas as semanas, a oração da Quaresma, escrita pelo padre José Ulysses da Silva;

add Reúna a família para rezar a Via Sacra e meditar os mistérios do sofrimento de Cristo até o Calvário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...