Notícias

Devotos da Mãe Aparecida celebram Corpus Christi

Escrito por Alberto Andrade

07 JUN 2023 - 12H34 (Atualizada em 12 JUN 2023 - 08H35)

Thiago Leon

"Dizemos a Jesus Sacramentado: A Ti o Louvor! A Ti a Glória, A Ti Jesus, a Sabedoria, e que grande sabedoria é a Eucaristia. A Ti Jesus, a Ação de Graças, honra, poder e força! Exultemos de alegria!" 

Esta frase de Dom Orlando Brandes em sua homilia, resume a grande festa eucarística que a Capital Mariana da Fé celebrou nesta quinta-feira, 8 de junho: o Corpus Christi. O Santuário Nacional esteve repleto dos devotos da Mãe Aparecida que estiveram em comunhão com o Corpo de Cristo. A Santa Missa das 9h no Altar Central iniciou com os cantos litúrgicos regidos pelos músicos do Coral da Arquidiocese de Aparecida e do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).

Leia MaisQual o significado da procissão de Corpus Christi?Conheça a Sequência de Corpus ChristiAlém de Dom Orlando, a celebração teve a animação do Padre Heliomarcos Ferraz, C.Ss.R., administrador e ecônomo do Santuário e outros missionários redentoristas como concelebrantes. 

Antes da Missa, em entrevista ao A12, Padre Diego Antônio da Silva, prefeito de Igreja do Santuário falou da alegria em mais uma vez celebrar a Santa Eucaristia aos devotos de Nossa Senhora.

"Eucaristia é festa, é a celebração da presença real de Jesus, Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. É o mistério da presença! Ele todo inteiro se faz presente no Pão e Vinho consagrados.

Muito bom é ter a presença de todos, celebrando esta solenidade em um outro contexto sem nenhum tipo de restrição, é celebrar a alegria da comunhão e da participação de todos ao redor de uma mesa, para celebrar este grande banquete da vida: a presença de Cristo que parte e reparte o pão para nós".

A devota Patrícia, de Serro (MG), veio ao Santuário e falou ao A12 desta graça de celebrar o Corpus Christi em Aparecida.

"Muita emoção em estar num lugar que traz muita paz e fé pra gente e não tem lugar melhor para viver este momento! Uma emoção única, que Nossa Senhora Aparecida e o Santíssimo Sacramento nos abençoe a cada dia, trazendo muita saúde e paz para nosso Brasil!", disse. 

Thiago Leon
Thiago Leon


Missão em carregar Jesus Sacramentado para todos

Eliane Rezende da Silva, Ministra Extraordinária da Comunhão do Santuário Nacional, falou ao portal A12 desta emoção em estar servindo ao Senhor justamente na tradicional Festa Eucarística.

"É muito bom e muito gratificante! Saio da minha cidade, Roseira (SP), com o maior carinho! Pela primeira vez estou servindo na Missa do Corpus Christi, é uma alegria muito grande, agradeço a Deus todos os dias! É Jesus que você tem a responsabilidade de carregar, e faço isso com muita gratidão, uma benção imensa em ter Jesus na vida da gente!", disse. 

Pão Eucarístico que sacia nossa fome de Deus

Thiago Leon
Thiago Leon

O Arcebispo de Aparecida em sua homilia, nos ensina como o Corpo de Jesus vivo é um mistério divino, que é completo para amadurecer a nossa fé e nos fortalecer.

"Jesus faz do nosso coração o Seu sacrário! Essa comunhão conosco mesmo significa que aceitamos nosso nome, nossa história, ser uma pessoa humana e quero que meu corpo seja respeitado e que eu respeite o corpo do irmão. Essa comunhão é com a família, com outras religiões, com a natureza, pois é de lá que vem o pão! Na hora das oferendas, o celebrante reza assim:' Bendito sejais Senhor pelo pão, fruto da terra!', de lá é que vem o trigo!"

Dom Orlando completou que a Eucaristia é a porta do Céu para nós Cristãos.

"Vida que desce do Céu, e me torno um Céu, porque esse pão vem do Céu! E assim levamos vida para a humanidade! E toda a humanidade um dia, haverá de adorar a Jesus! Este Pão é vida eterna agora, na Eucaristia está o futuro, a esperança e a eternidade! Este Pão é a nossa ressurreição, em cada Eucaristia estamos ressuscitando! Corpus Christi é fé nessa presença e comungando já estou sendo iluminado, porque este é o sacramento do Sol da Vida!" 

.:: Veja a galeria de fotos da Celebração de Corpus Christi


O povo de Deus em procissão com Jesus Eucarístico

Ao fim da Santa Missa , Dom Orlando Brandes e os concelebrantes iniciaram a tradicional procissão com Santíssimo Sacramento pela parte externa do Santuário de Aparecida, e os devotos da Mãe Aparecida puderam contemplar os tapetes confeccionados para a Festa da Eucaristia. 

A procissão foi animada e guiada pelos missionários redentoristas Irmão Alan Zuccherato e Padre Camilo Júnior, onde foram feitas orações e louvores ao Corpo de Cristo na Casa da Mãe. 

Thiago Leon
Thiago Leon


"Caminhamos com Jesus, é Ele quem nos alimenta de esperança! Entre as maiores fomes que a humanidade sente, é a fome da esperança que grita ao coração do povo! Esperança de que um dia haja pão em todas as mesas, e que toda a família possa ter uma casa digna para morar! Precisamos fazer da fé o canto de esperança ao coração do mundo!", disse o Padre Camilo. 

Dom Orlando encerrou a Celebração com a benção do Santíssimo Sacramento para os fiéis e devotos da Mãe Aparecida.

Ao longo de todo o dia, os devotos poderão adorar a Santa Eucaristia na Capela do Santíssimo, onde ficará exposta até as 16h. Além disso, estão previstos outros três horários de Missa: 12h, 16h e 18h.

.:: Milagre Eucarístico ajudou a oficializar Festa de Corpus Christi

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...