Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 29 JAN 2019 - 08H21

Primeira coletiva de imprensa do novo reitor e ecônomo do Santuário

Na manhã desta segunda-feira (28) o recém-empossado reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, e o novo ecônomo, padre Luiz Claudio Alves de Macedo, receberam os jornalistas na primeira coletiva de Imprensa como responsáveis por zelar pela Casa da Mãe Aparecida nos próximos quatro anos.

::Padre Eduardo Catalfo toma posse como reitor do Santuário

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Nenhuma legenda adicionada


No encontro com os veículos de comunicação católicos e seculares, os missionários redentoristas expressaram alegria e surpresa com a indicação para as funções no maior santuário mariano do mundo, e fizeram as suas considerações sobre a expectativa para o trabalho que será realizado entre os anos de 2019 e 2022.

A12
A12
Nenhuma legenda adicionada

Padre Eduardo Catalfo, novo reitor, foi o primeiro a falar, afirmando que não esperava ser convidado à assumir a reitoria do Santuário, colocando que, para essa nova missão, não estará sozinho.

Todos os redentoristas, de alguma maneira, esperam um dia trabalhar aqui, mas nunca como reitor. A gente nunca se apresenta para isso. Mas eu aceitei o convite com muita alegria e com muita humildade. 

E eu sempre gosto de dizer que o trabalho realizado aqui no Santuário, é um trabalho dos redentoristas da Província de São Paulo. O ecônomo não trabalha sozinho, o reitor também não trabalha sozinho; nós trabalhamos em comunidade, e esse é o princípio da vida redentorista: trabalhar em comunidade e por meio dela, realizar o anúncio do evangelho da alegria.”

O novo reitor também frisou que o seu trabalho será com foco na evangelização e na oportunidade de oferecer aos devotos uma experiência profunda de fé em Deus.

“Certamente vai estar no nosso plano de atividades a missão de oferecer ao romeiro, não apenas uma experiência de fé devocional, mas oferecer uma reflexão teológica através da pregação e do conhecimento bíblico. 

Isso deve orientar também o nosso trabalho nos próximos quatro anos. Não que isso não tenha sido feito. Não é verdade: os redentoristas sempre levaram muito a sério uma evangelização preocupada com os fundamentos bíblicos, preocupada em oferecer uma experiência profunda de Deus, mas acho que é hora de levar isso de uma maneira mais aprofundada, e é isso que nós assumimos com muita alegria e surpresa.”

A12
A12
Nenhuma legenda adicionada



Na sequência, padre Luiz Claudio, novo ecônomo do Santuário, iniciou a sua explanação falando da surpresa em receber o convite para retornar à mesma função que deixou há quatro anos.

“E eu, quando saí daqui de Aparecida, há quatro anos, imaginava que iniciava para a minha vida ministerial um processo meio que de 'desembarque' desta questão administrativa. Mas quando o padre Marlos, superior da Província de São Paulo, solicita que a gente volte, a gente faz isso com o espírito de muita comunhão e um espírito de missão.”

::Redentoristas de São Paulo têm novo governo provincial para 2019 e 2022

Padre Luiz Claudio explica que a função do ecônomo é somar e auxiliar o reitor nas questões administrativas, e que, apesar da nova missão ser pesada, tem como recompensa o contato com o romeiro.

“Esse mundo administrativo torna-se, muitas vezes, uma vida relativamente árida que o Santuário ainda atenua, porque ao mesmo tempo em que a gente está na administração, a gente tem a oportunidade de ter contato com o romeiro, da necessidade pastoral do Santuário. Então para mim é um alegria estar aqui, é uma alegria ter o contato com quem já conheço e ao mesmo tempo ter o contato com as novas realidades, o progresso que foi realizado nos último quatro anos”.

::Padre João Batista fala dos seus quatro anos como reitor do Santuário



2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.