Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 08 MAI 2019 - 11H59

Reflexão Terço das Mulheres: A Coroação da Santíssima Virgem




Na oração do Terço, os mistérios gloriosos nos fazem refletir sobre as muitas alegrias que estão associadas à Ressurreição de Jesus. Todos os mistérios da glória derivam da verdade mais fundamental da fé cristã: Deus ressuscitou Jesus dos mortos (cf. At 2,24). Na origem do Cristianismo, a ressurreição do Crucificado é o evento decisivo.

Não é exagero dizer que os mistérios gloriosos são, por excelência, os mistérios que melhor definem o tempo litúrgico da Páscoa. Vivemos o tempo da alegria proporcionada pela Ressurreição do Senhor. Para os cristãos este é o tempo da esperança e da certeza de que somos de Deus e a Ele pertencemos.

Os mistérios da glória descrevem cinco eventos muito significativos para a fé cristã e para a piedade popular: 1) A Ressurreição do Senhor; 2) A Ascensão do Senhor; 3) A Vinda do Espírito Santo; 4) A Assunção de Nossa Senhora aos Céus; e finalmente 5) A Coroação da Santíssima Virgem.

A CORAÇÃO DE NOSSA SENHORA

O mês de maio é o mês de Maria, que sempre está muito presente nas orações do Terço. Num gesto simples de piedade popular e de muito amor a Maria, diversas paróquias e comunidades no Brasil fazem a celebração da 'Coroação de Nossa Senhora'. Coroar Maria é participar da realeza divina. Afinal, o Reino de Deus já está entre nós, conforme ensina o próprio Jesus (cf. Lc 17, 21).

Ao recordar a Coroação da Santíssima Virgem, o quinto mistério glorioso nos faz pensar no laço estreito e forte que há entre a devoção a Nossa Senhora e a fé em Jesus Cristo. O verdadeiro devoto de Maria sabe que é em Cristo que devemos buscar a razão de nossa Esperança. É nele que a redenção se faz generosamente abundante.

Coroar Nossa Senhora significa reconhecer que ela é a Mãe de Deus. A beleza deste título que atribuímos a Maria está na certeza de fé que ela gerou e deu à luz o Filho bendito de Deus. Dizer que Maria é Mãe de Deus é reconhecer a divindade do Filho que ela gerou, conforme ensina a Tradição da Igreja (cf. Gl 4,4).

ACONTECIMENTOS ESPECIAIS

No segundo domingo de maio, celebramos com muito carinho o dia das Mães. Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, Nossa Senhora nos faz pensar que todas as mães são amadas e queridas por Deus. Durante todo o mês de maio, queremos rezar por todas as mães que, apesar das dificuldades, continuam sonhando o mesmo sonho de Deus.

No último dia de maio, a liturgia da Igreja celebra a Visitação de Maria a Isabel e os 88 anos da Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil (31/05/1931). Reze conosco através da Rede Aparecida de Comunicação ou, melhor ainda, venha participar, aqui no Santuário Nacional, deste momento tão especial de oração e de bênçãos de Deus.

Que a Virgem Negra de Aparecida, carinhosamente aclamada por nós como 'Rainha e Padroeira do Brasil', estenda sobre cada um de nós, especialmente sobre todos os bispos do Brasil que se reuniram, no início de maio, em Aparecida, para a 57ª Assembleia Geral, o seu manto de ternura e de proteção.

JUBILEU DE PRATA DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL

É com imensa alegria que celebramos o Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal do nosso querido Arcebispo, Dom Orlando Brandes. Ele foi ordenado no dia 5 de junho de 1994, em Joinville-SC, onde iniciou o seu ministério episcopal. Agradecemos a Dom Orlando o carinho pelos Homens do Terço e convidamos você e sua família para participar conosco da Missa de ação de graças no dia 5 de junho, às 9h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...