Notícias

Como funciona o acolhimento no Receptivo Equestre do Santuário?

Escrito por Letícia Dias

14 MAI 2024 - 09H00 (Atualizada em 10 ABR 2025 - 10H53)

Gustavo Cabral - A12

Há quase 30 anos, o Santuário Nacional possui uma estrutura para acolher as cavalgadas em Aparecida (SP), entre os meses de abril e agosto.

Se você desejar vir até Aparecida com cavalos, mulas e burros, o Receptivo Equestre está disponível até o dia 31 de agosto, com agendamento prévio no site a12.com/receptivoequestre.

Fora deste período, o receptivo estará fechado, para contribuir com a integridade física dos animais e cavaleiros no período mais quente do ano.

O espaço oferece duas docas que facilitam o embarque dos animais aos carros de apoio, possui água para que os animais permaneçam hidratados, cochos para que possam se alimentar e servir de bebedouro, bem como quiosques para a acolhida de comitivas.

Thiago Leon
Thiago Leon


Entretanto, para ter acesso ao local, é necessário seguir algumas orientações:

Ao chegar no local pelo Portão da Avenida Itaguaçu, é obrigatória a apresentação da Guia de Transporte Animal (GTA). Somente dessa forma o seu animal poderá desfrutar do espaço disponibilizado pelo Santuário.

IMPORTANTE: É obrigatória a apresentação da GTA, tanto para a entrada quanto para a saída dos animais.

O Santuário Nacional sugere dois veterinários, habilitados e credenciados para emissão da GTA: Vinícius Gustavo Santos de Campos (CRMV/SP n° 26.126) (12) 99776-1328 e Renato de Souza Araújo (CRMV/SP n° 31.746) (12) 99648-0423 (Importante observar que há um custo para a emissão do documento a ser pago diretamente para os profissionais).

Além disso, é preciso estar atento aos dias e horários de atendimento do ‘Receptivo Equestre’, que ocorre de segunda a domingo, das 5h30 às 18h, e necessita de agendamento prévio, e aqui você irá saber como realizar o cadastro.

Confira todas as normas neste documento:

CLIQUE AQUI

Neste vídeo, a veterinária Luana Rabelo, do Centro Hípico Italiano, em Lorena (SP), explicou ao A12 por que o Santuário Nacional exige a documentação para que o romeiro utilize o Receptivo Equestre.

Confira!


A veterinária também relatou ao A12
 alguns itens fundamentais no cuidado com os animais: consultas veterinárias periódicas, ferrageamento (proteção das patas) em dia, manejo nutricional adequado, duchas e gelo, hidratação e o cuidado no transporte do animal após o término do percurso, para aliviar lesões.

“Lembrando que, mesmo com todos os cuidados, o trajeto é longo e irregular, além de todo estresse gerado ao animal, o que cria um quadro favorável para casos de cólicas e outros problemas, consequentemente acarretando diversos danos para a qualidade de vida do animal”, explica a veterinária.

.:: Neste material, Luana ressalta mais cuidados com o cavalo antes, durante e depois da cavalgada

Vale lembrar que carros, ônibus e bicicletas se tornaram os meios modernos e mais seguros, utilizados como meio para o encontro tão esperado com a Padroeira do Brasil.

No estacionamento do Santuário, há mais de 5 mil vagas para carros e ônibus, para melhor acolhê-lo em sua visita.

Saiba mais, clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...