Mais uma vez, a tradicional Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, em Aparecida (SP), acontece nas sexta-feiras, deste Tempo da Quaresma. A concentração dos fiéis acontece às 5h da manhã, em frente ao velório municipal da Capital Mariana da Fé (Rua Maestro Benedito Barreto).
Os fiéis percorrem cerca de 900 metros, meditando as 14 estações da Via-Sacra, conduzidos por sacerdotes redentoristas e religiosos da Arquidiocese de Aparecida. Após a oração, acontece a celebração eucarística no alto do morro.
A Via-Sacra no Morro do Cruzeiro será realizada em todas as sextas-feiras, até o dia 18 de abril, na Sexta-Feira Santa.























“A caminhada da Via Sacra é uma Via Crucis de Jesus, onde nós recordamos os passos que Ele deu para chegar até a ressurreição! E aí nós vemos na vida fazemos a ligação e com a nossa vida de hoje. A Campanha da Fraternidade todo ano é colocada pela igreja justamente para fazer essa ligação entre a Via Crucis de Jesus e uma situação atual dos nossos dias e ela se popularizou ao longo da história, porque se nós observarmos desde o início, tudo começa com a caminhada, quando Deus chama os escravos do Egito para seguir até a terra prometida. Então, a Igreja nasceu de uma caminhada e ela continua fazendo esse percurso”, disse o Padre Rosivaldo Motta, C.Ss.R., diretor da Academia Marial de Aparecida.

O Morro do Cruzeiro tem aproximadamente 87 metros de altura, alcançando uma altitude de 685 metros. Os painéis da Via-Sacra que compõem o espaço são confeccionados em cimento, pelo artista Adélio Sarro.
A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925, iniciando a tradição de peregrinar até este local. Durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo então vigário, Padre Antônio Pinto de Andrade.
“Todo o povo é convidado para vir fazer essa Via-Sacra! É uma graça, é uma bênção, uma Penitência e é uma solidariedade com todos que sofrem, solidariedade com Jesus Cristo que sofreu tanto com Nossa Senhora para a gente assumir a nossa Cruz”, missionário redentorista Padre Alberto Pasquoto.
A grande cruz em aço, que hoje está acima do Mirante, é do artista Cláudio Pastro.
Do alto do Morro é possível ter uma vista privilegiada da Basílica de Aparecida. Os fiéis que visitam a Casa da Mãe, podem chegar ao local de Bondinho, saindo do pátio do Santuário.
Devotos iniciaram o tradicional percurso na primeira sexta-feira da Quaresma
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.