O Dogma da Assunção de Maria é um dos quatro dogmas fundamentais da Mariologia e foi proclamado em 1950 por Pio XII em sua Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”. Entretanto, a crença na glorificação em corpo e alma da Virgem já era algo que existia há séculos no coração dos cristãos.
Desde o início da era cristã, acreditava-se que a Virgem Maria, por sua incorruptibilidade e santidade plena, por ter vivido segundo a Vontade do Pai e ensinamentos de seu Filho Jesus, e ainda, por ter ela mesma gerado em seu ventre aquele que seria o Salvador da humanidade, após sua morte, foi assumida na totalidade de seu corpo e de sua alma pela Trindade para assim viver na Comunhão dos Santos e Santas na vida eterna e gloriosa.
Desse modo, Assunção de Maria tem um sentido escatológico, isto é, refere-se a uma realidade presente daquilo que irá ocorrer com os cristãos após sua vida terrena. E ao mesmo tempo é sinal de esperança, porque ela antecipa, em sua Assunção o início da nova vida à qual todos que vivem em santidade se destinarão.
Leia MaisMagnificat: Dogmas da Imaculada Conceição e Assunção de Maria – 2ª ParteExiste uma diferença fundamental que muitas vezes passa desapercebida por muitos: Jesus, em sua divindade, ascendeu, ou seja, subiu aos céus para sentar-se à direita do Pai após o cumprimento de sua Páscoa. Maria, enquanto criatura humana, mas com especial lugar na História da Salvação, foi assunta, assumida e elevada por meio da Graça de Deus; não por um dom próprio, mas sim pelo poder e Vontade do Pai.
É importante pensar também que por se tratar de um dogma, isto é, uma verdade de fé revelada, a Assunção já estava contida na Tradição da Igreja (a fé do povo de Deus), na Bíblia (evoca-se os textos Gn 3,15; Ex 20,12; Is 60,3; Sl 132,8; Ct 3,6; Lc 1,28; Ap 12) e por fim, foi acrescentada oficialmente na doutrina por meio de um documento do Magistério.
Além da Assunção, são dogmas marianos: Mãe de Deus (Theotókos), Imaculada Conceição e Virgindade Perpétua.
Quer saber mais sobre os dogmas marianos? Acompanhe nossos artigos e visite o rico acervo bibliográfico da Academia Marial de Aparecida. Nossa biblioteca está pronta para atendê-lo(a)!
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Maria, Mãe e consolo dos sacerdotes
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos.
Beata Nhá Chica, a Santinha de Baependi
O grande ensinamento da Beata se resume nesta humilde frase deixada por ela: "...é porque eu rezo com fé", mostrando que grandes coisas podem ser conseguidas através da oração, da confiança e na proximidade com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.