Notícias

A devoção de Santo Afonso a Nossa Senhora do Carmo

Fundador da Congregação Redentorista afirmava que é "impossível que se perca um devoto de Maria"

Escrito por Elisangela Cavalheiro

16 JUL 2023 - 05H00

Shutterstock

Santo Afonso sempre vivenciou muitas práticas religiosas para manifestar seu amor e devoção à Maria. Uma delas foi a utilização do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Santo Afonso escreveu sobre esta devoção mariana em suas meditações sobre diversas festas marianas e também no livro "Glórias de Maria" ao indicar as "Práticas de devoção em honra de Maria Santíssima".

Para Santo Afonso é "impossível que se perca um devoto de Maria", mas para isso é preciso ter uma devoção perseverante.

"Diversos obséquios podemos ofertar à nossa Mãe para alcançar sua benevolência. Mas não recomendo a meu leitor que pratique todas. Pratique antes, aquelas que escolher, mas com perseverança e com temor de perder a proteção da divina Mãe, se vier a deixá-las", orienta o santo mariano.

As práticas devocionais apresentadas por Santo Afonso em seu livro incluem a oração da Ave-Maria, novenas, o rosário e ofícios marianos, jejum, visitas à imagens de Maria em igrejas, participar de congregações marianas, fazer ofertas em honra da Virgem Maria, recorrer frequentemente à sua intercessão e por fim, não menos importante, o uso do escapulário.

Leia MaisVeja como praticar a virtude da obediência, segundo Santo Afonso Oração de Santo Afonso para a Virgem Maria Santo Afonso Ligório e o Papa Francisco"Maria Santíssima estima que seus devotos tragam seu escapulário, em sinal de que são dedicados a seu serviço e fazem parte de sua família", escreve o santo.

Em outro momento, na mesma publicação, Santo Afonso fala sobre as disposições que devem ter aqueles que usam um escapulário e também os benefícios dessa devoção, especialmente, de morrer na graça de Deus.

"Por que não poderemos nós esperar os mesmos favores e graças, se formos devotos dessa Mãe? E se a servirmos de um modo especial, por que não poderemos também esperar a graça de irmos logo para o paraíso, isentos do purgatório?".

No Museu de Santo Afonso, em Marianella, na casa onde nasceu o santo, uma peça em exposição chama a atenção, o escapulário que ele usou em vida. 

Reprodução
Reprodução
Relíquia do escapulário de Santo Afonso exposto em museu na Itália


Abaixo, confere uma oração para fortalecer a sua fé e quem sabe seguir o conselho do fundador dos Missionários Redentoristas. 

:: Conheça mais sobre a história de Nossa Senhora do Carmo

Oração de Santo Afonso a Nossa Senhora do Carmo

Ó beatíssima Virgem imaculada, beleza e glória do Carmelo, vós que olhais com bondade inteiramente especial para aqueles que se vestem com o vosso bendito hábito, volvei sobre mim também um olhar propício, e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção.

Pelo vosso poder fortificai a minha fraqueza, pela vossa sabedoria dissipai as trevas do meu espírito, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai a minha alma com graças e virtudes que a façam cara ao vosso divino Filho e a vós.

Assisti-me durante a vida, consolai-me na morte pela vossa amável presença, e apresentai-me à augusta Trindade como Filho vosso e servo dedicado, para vos louvar e bendizer eternamente no paraíso.

E Vós, ó meu Deus, que honrastes a Ordem da vossa beatíssima Mãe e sempre Virgem Maria, com o singular título do Carmelo: concedei propício que, celebrando hoje com solene ofício a sua comemoração, munido do seu amparo, mereça chegar aos gozos eternos. 

.:: Frases sobre a importância da Adoração Eucarística de Santo Afonso ::. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...