Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

Confira a jornada da Jumire no Jubileu dos Jovens

Juventude Missionária Redentorista celebrou a fé e a missão em evento marcante no coração da Igreja Católica

Escrito por Natan Gomes

30 JUL 2025 - 12H57 (Atualizada em 05 AGO 2025 - 12H00)

Jumire

Desde o dia 28 de julho, católicos de todo o mundo chegam a Roma para vivenciar o Jubileu dos Jovens 2025  evento católico que acontece até o dia 3 de agosto e integra as celebrações do Ano Jubilar da Esperança.

A missa de abertura, celebrada no dia 29 de julho pelo arcebispo Dom Rino Fisichella, na Praça São Pedro, reuniu mais de 120 mil jovens de diversas nacionalidades. O Papa Leão XIV apareceu de surpresa durante a celebração e convidou todos a se unirem em oração pela paz mundial.

Nos próximos dias, os participantes são convidados a participarem de momentos chamados de “Diálogos com a cidade”, onde acontecem eventos artísticos, culturais e espirituais.

No dia 2 de agosto, se realiza a Festa e Vigília de Oração com o Santo Padre, seguida, no domingo, 3 de agosto, da Santa Missa presidida por Leão XIV, encerrando assim o Jubileu dos Jovens.

Como expressão do caminho sinodal da Igreja, o jubileu mobiliza os jovens como agentes ativos na renovação da Igreja e da sociedade. Neste espaço, eles reafirmam sua fé, exercem protagonismo e consolidam suas vocações.

Jumire no Jubileu dos Jovens

A Província Nossa Senhora Aparecida está presente no Jubileu, representada por 20 integrantes da Jumire (Juventude Missionária Redentorista), além de três padres que os acompanham: Pe. Thiago Costa, C.Ss.R., Pe. Marcos da Silva, C.Ss.R., e Pe. Robério Santana, C.Ss.R.

Essa jornada começou no dia 25 de julho, na cidade de Aparecida (SP), onde ocorreu uma missa de envio no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida. A missa foi presidida pelo Pe. Thiago e concelebrada pelo Pe. Marcos, reforçando o zelo missionário dos redentoristas com a juventude.

Lucas Torres Lucas Torres Integrantes da Jumire durante a missa de envio no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida


.:: Relembre como foi a missa de envio ::.

Esta viagem foi um sucesso e eles chegaram à Itália no dia 27 de julho. Na Cidade Eterna, a Juventude Redentorista tem a oportunidade de presenciar momentos de grande enriquecimento religioso e espiritual proporcionados pela Santa Sé, além de encontros com o próprio Papa Leão.

Uma vez em Roma, um dos primeiros lugares visitados pela Jumire foi a igreja de Santa Maria Maggiore, onde estão localizadas as relíquias de Carlo Acutis. Na ocasião, o jovem Arthur Gabriel Silva, membro da Jumire no regional Bahia, contou com exclusividade ao Portal A12 sua expectativa para o Jubileu:

“Minhas expectativas para o Jubileu estão sendo altíssimas, desde o primeiro dia que estamos vivendo hoje, na capela onde o corpo do beato Carlo Acutis se encontra, representando uma fé viva. Vamos viver esse momento, vai ser tudo incrível!”.

Outro integrante da Jumire que também compartilhou seu sentimento foi Brener Paiva, também do regional Bahia. Ao visitarem a igreja de São Francisco a Ripa, Brener, que cultiva grande devoção ao santo, contou como o Jubileu contribuirá para reconstruir sua igreja espiritual, da mesma forma que Jesus ordenou a São Francisco de Assis que reconstruísse sua própria igreja:

“O Jubileu tem esse papel de reconstruir a Igreja. Toda vez que acontece um evento desse, ele converte muitos jovens, as pessoas ficam curiosas e se encantam pela história da Igreja. Isso é uma renovação da Igreja no cotidiano”.

Uma vez em solo italiano, eles também poderão conhecer lugares históricos e de grande importância para a Congregação Redentorista, se aprofundando ainda mais no carisma de Santo Afonso em seu país de origem.

Província Nossa Senhora Aparecida Província Nossa Senhora Aparecida Juventude Missionária Redentorista pela primeira vez na Praça São Pedro


Audiência com Papa Leão XIV

As audiências gerais com o Santo Padre foram retomadas no dia 30/07, na Praça São Pedro. Papa Leão XIV, durante sua catequese, destacou os perigos que circundam os jovens ao utilizarem a internet de maneira equivocada. De acordo com Leão XIV, é necessário que haja responsabilidade ao utilizar este eficiente meio de comunicação:

“Vivemos numa sociedade que está adoecendo com uma 'bulimia' de conexões nas redes sociais: estamos hiperconectados, bombardeados por imagens, por vezes até falsas ou distorcidas... até as nossas palavras correm o risco de serem mal interpretadas, e podemos ser tentados a isolar-nos no silêncio, a uma falta de comunicação onde, por mais próximos que estejamos, já não conseguimos expressar as coisas mais simples e profundas”.

Diante desse cenário, a Jumire é chamada a responder com criatividade e fé, transformando o ambiente digital, pessoal e de trabalho em um espaço de encontro autêntico e evangelizador.

Visita ao Arquivo Geral da Congregação Redentorista

A Jumire também teve a oportunidade de conhecer o Arquivo Geral da Congregação Redentorista, local onde é preservado e catalogado todo o acervo histórico e documentação relevante para a congregação.

A visita ao Arquivo Geral é uma experiência enriquecedora, tanto no âmbito espiritual quanto no histórico e missionário. Esse contato com os documentos e registros proporciona aos jovens um aprendizado valioso, fortalecendo sua identidade carismática e seu compromisso com a missão.

Os jovens foram recebidos pelo Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R., responsável pelas publicações do instituto.

Reprodução Reprodução Jumire durante visita realizada ao Arquivo Geral da Congregação Redentorista


.:: Conheça mais detalhes sobre o Arquivo Geral da Congregação Redentorista ::.

Visita à Casa Geral Redentorista e Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

No dia 1º de agosto, os Missionários Redentoristas de todo o mundo celebram a festa do fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, Santo Afonso Maria de Ligório.

A Jumire teve a oportunidade de participar das celebrações que ocorreram na Casa Geral Redentorista em Roma em se estenderam até a Igreja dedicada ao Santo Redentorista, local onde está o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Segundo Pe. Robério Santana, C.Ss.R., um dos sacerdotes redentoristas que acompanhou os jovens, o objetivo de tal visita foi anunciar a Copiosa Redenção junto à juventude, espalhando esperança e amor, inspirados pelo Jubileu da Esperança.

.:: Conheça mais detalhes sobre a Casa Geral Redentorista ::.

Encerramento

A Juventude Missionária Redentorista também esteve presente na missa de encerramento do Jubileu dos Jovens 2025, que aconteceu no dia 03 de agosto.

Na ocasião, o Papa agradeceu a Deus pelo dom destes dias: “Foi uma chuva de graças para a Igreja e para o mundo inteiro! E foi assim através da participação de cada um de vocês”.

O Santo Padre agradeceu ainda aos bispos, aos sacerdotes, às religiosas, aos religiosos e aos educadores que acompanharam os jovens e também “a todos aqueles que, participando espiritualmente, rezaram por este evento”.

Para a jovem Lorrany Fátima, a lição deixada é que a missão dos jovens é o caminho da paz. Ela também deixa uma mensagem à juventude:

“Nós jovens, peregrinos, que viemos até aqui, e os que também acompanharam pelas redes sociais, possamos ser esperança para os demais e levar a paz a todos”.

O Jubileu dos Jovens 2025 foi um momento histórico de fé e unidade, encerrado com uma celebração que reuniu jovens corações. A presença da Jumire, assim como de tantos outros jovens, demonstrou o vigor da Igreja.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Natan Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...