Notícias

Pandemia exigiu maior dinamismo missionário dos redentoristas, fala superior provincial

Escrito por Redentoristas

07 JUL 2021 - 10H05 (Atualizada em 08 JUL 2021 - 10H43)

Thiago Leon

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Província Redentorista de São Paulo formada por suas comunidades tem enfrentado grandes desafios. Com o fechamento das igrejas e reabertura seguindo orientações sanitárias para o devido enfrentamento dessa realidade, foi surgindo a necessidade de adquirir novas posturas para o acompanhamento dos fiéis como também uma melhor reorganização da vida interna na comunidade religiosa, entre outros.

Padre Marlos Aurélio da Silva, superior da Província de São Paulo, a maior do Brasil e da América Latina em número de religiosos, em entrevista ao programa Fortes da Fé da TV Aparecida falou sobre como a pandemia mudou algumas realidades dentro e fora das comunidades redentoristas. 

"Durante esse período da pandemia todos nós redentoristas tivemos que ser bastante criativos para encontrar formas alternativas de continuarmos evangelizando sendo missionários, para além desta situação de restrição e de confinamento que vivemos", disse padre Marlos.

A análise do superior é dada a partir das visitas canônicas realizadas recentemente nas 19 comunidades da unidade provincial. 

"Nós pudemos percorrer as nossas comunidades da província, temos 19 comunidades, e pudemos perceber a vitalidade e o dinamismo missionário muito presente para além da situação da pandemia. Obviamente que não poder concentrar pessoas e não poder pregar missões tudo isso significou também um desafio, mas nós fomos bastante ousados em encontrar alternativas, sobretudo através de transmissões on-line", detalhou. 

Padre Marlos destacou que durante este período também houve um crescimento considerável no trabalho evangelizador realizado pelos diversos veículos de comunicação ligados à província, que ganharam "uma intensidade ainda maior durante esse período".

Leia MaisIntegrar on-line e presencial na vida comunitária no pós-pandemiaSem distâncias na fé: Santuário Nacional, meios digitais e pós-pandemia Teologia e pandemia: entre a reflexão e a práticaInovar na comunicação evangelizadora em tempos de pandemia9 lições que uma comunidade religiosa aprendeu na pandemiaDa realidade das paróquias, também existem aspectos positivos a evidenciar, segundo o superior. "Posso assegurar também que as nossas paróquias e igrejas ainda que com um pouco mais de de lentidão, buscaram evangelizar também através de transmissões pela internet com mensagens, orações e celebrações o nosso povo que não podia ir até as igrejas", reflete. 

Outro setor destacado pelo missionário foi o mercado editorial com a Editora Santuário que continuou lançando publicações com a missão de levar sempre uma mensagem de esperança e alento para as pessoas. "Foram publicações de livros e material impresso com conteúdo que ajudou muito durante esse período da pandemia, para oxigenar um pouco a nossa vida e a nossa mente, abrindo horizontes e tendo esperança", pontuou. 

O superior analisou um tempo "bastante positivo mesmo vivendo esse período tão doloroso". Assista a entrevista completa, entre o padre Ulysses da Silva, apresentador do programa, com o superior provincial padre Marlos: 

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...