Nesta segunda-feira (14), o Santuário Nacional celebrou a Santa Missa das 9h com a especial presença da Romaria da Província Camiliana Brasileira.
Na data de hoje é celebrado o Dia de São Camilo de Léllis, padroeiro dos doentes e dos hospitais. Em 2025, também são celebrados os 450 anos da conversão de São Camilo.
A Missa foi presidida por Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, O.F.M., Bispo da Diocese de Osasco (SP), que inicialmente saudou de forma muito carinhosa a presença dos camilianos no Santuário Nacional, bem como os milhares de representantes da ordem espalhados pelos hospitais, instituições de ensino e ações sociais pelo Brasil.
.:: LEIA MAIS: Dia de São Camilo Lellis: a espiritualidade dos enfermos
O Bispo também saudou as ações da Pastoral da Saúde que, inspiradas por São Camilo, e sustentadas pelo amor e misericórdia de Deus, trabalham pela saúde do próximo por diversas localidades do país.
Dom Frei João Bosco destacou a mensagem passada pelo Evangelho, em que Jesus fala não sobre trazer a paz, mas trazer a "espada”.
“Não era ele que levava seus discípulos de casa em casa, levando a paz até as pessoas? Sejam generosos, não tenham razão alguma para queixar-se dos sofrimentos, e agora ele diz o contrário? Essa é uma das páginas mais difíceis de compreendermos e acreditarmos”, disse.
Dom Frei João Bosco prosseguiu fazendo um paralelo com um assunto muito atual e urgente: a manipulação de informações e a disseminação de notícias falsas – as fake news.
“Hoje em dia, com a inteligência artificial, se colocassem Jesus falando ‘eu não vim trazer a paz, vim trazer a espada’, geraria dúvidas. Mas está escrito aqui na página do livro, e aqui não há falsidade. E por trás dessa palavra está a própria cruz de Cristo. Por isso que essa é uma das páginas mais exigentes que existe”, explicou Dom Frei João Bosco.
Ele prosseguiu: “A palavra do Evangelho, quando é proclamada de fato, provoca aqueles que estão encalacrados na mentira e não querem a verdade. Assim aconteceu com o próprio Camilo. Ele sonhou com a glória militar, porque sua família era ligada à carreira militar, mas rompeu com isso. Estamos celebrando os 450 anos da conversão de São Camilo, que foi radical. Esse amor radical ao Evangelho tomou seu coração e ele deixou tudo para buscar aquilo que era a figura mais concreta de Jesus Cristo: o enfermo”, comentou o bispo.
.:: LEIA MAIS: Aprenda a Oração de São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos
“Camilo é um desses anjos restauradores que Deus envia, de tempos em tempos, e especialmente nos tempos mais difíceis, para recolocar a verdade do Evangelho. Quem não é capaz de abrir mão de si mesmo e viver a misericórdia, a caridade radical, não é digno de mim. Quem ama mais as coisas do mundo, até mesmo os laços familiares que são tão vitais, não podem ser maiores que meu comprometimento com Deus. Camilo escutou e colocou em prática”, completou.
“Nós, olhando para todo esse caminho feito por São Camilo e pelos camilianos por esses séculos, percebemos, de fato, que essa página do evangelho é capaz de fertilizar nossa vida e nos fazer encontrar o verdadeiro caminho, a misericórdia de Deus para com aqueles que mais necessitam”, disse.
Dom João Bosco finaliza a homilia com a mensagem: “Mais do que nunca, precisamos dessa página do evangelho de hoje para, com a espada da palavra, dividir o que em nós não serve a Deus, e servi-lo com muito amor. Assim seja, amém”.
Pe. Mateus Locatelli, O.F.M., Superio...maisPe. Mateus Locatelli, O.F.M., Superior Provincial da Província Camiliana Brasileiramenos
- Foto: Redação A12
Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa,...maisDom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, O.F.M., Bispo da Diocese de Osasco (SP)menos
- Foto: Redação A12
Imagem de São Camilo Lellis maisImagem de São Camilo Lellis menos
- Foto: Redação A12







Após a emocionante celebração, o Pe. Mateus Locatelli, M.I., Superior Provincial da Província Camiliana Brasileira, falou com exclusividade ao Portal A12 e comentou a alegria da celebração de hoje no Santuário Nacional.
“Tivemos hoje a presença dos religiosos Camilianos de São Paulo, das religiosas Filhas de São Camilo, da Família Camiliana Leiga, e também representantes dos nossos hospitais de Taubaté (SP) e Campos do Jordão (SP), além de colaboradores da Pastoral da Saúde. Para nós é uma enorme alegria estar neste Dia de São Camilo na Casa da Mãe Aparecida. E os tantos que não puderam aqui estar por estarem trabalhando nas nossas comunidades espalhadas por todo o Brasil, puderam acompanhar pela TV Aparecida e pela internet essa missa e celebrar em comunhão conosco nesse Dia de São Camilo”, disse.
.:: LEIA MAIS: 7 lições de caridade com São Camilo de Lellis
Pe. Mateus explicou que a atuação dos Camilianos pelo Brasil engloba três frentes, sendo as áreas da saúde, da educação e da assistência social. “Cuidamos de vários hospitais em todas as regiões do Brasil, levando o cuidado aos doentes não só na dimensão física, mas também levando em conta o emocional, o social e o espiritual, cuidando das pessoas em sua totalidade e de forma humana.”
Os Camilianos também acompanham a Pastoral da Saúde, levando a presença misericordiosa junto aos enfermos. “Nós temos uma gama enorme de leigos e leigas que fazem visitas aos doentes e são uma visita samaritana junto àqueles que sofrem”, completou o padre.
Celebrar São Camilo é celebrar um santo que se dedicou ao cuidado e à promoção da vida em todas as suas dimensões. “Quando celebramos São Camilo, somos convidados a rezar pelos doentes e a sermos promotores da vida e da saúde das pessoas em todas as suas dimensões. Que São Camilo possa inspirar tantos homens e mulheres a serem promotores e cuidadores da saúde”, finalizou Pe. Mateus.
.:: LEIA MAIS CONTEÚDOS SOBRE SÃO CAMILO DE LÉLLIS E A ATUAÇÃO DOS CAMILIANOS
Fiéis celebram a Solenidade da Imaculada Conceição no Santuário
Fiéis celebram a Imaculada Conceição, nesta segunda-feira (08), no Santuário Nacional, exaltando Maria como exemplo de fé e silêncio transformador. Saiba mais!
Fiéis participam da Missa do 2º Domingo do Advento no Santuário
Celebração do 2º Domingo do Advento reúne romeiros e destaca esperança, paz e conversão, com o padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., presidindo a Santa Missa no Santuário Nacional.
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.