Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H26

Padroeira 2020: Primeiro dia da Novena homenageia as famílias que perderam seus entes queridos

1º dia da novena reflete 'Com maria, em família, revestir-se da Palavra!'

O primeiro dia de preparação para a Festa da Padroeira do Brasil teve início neste sábado, dia 3 de outubro.

A celebração das 15h foi presidida pelo missionário redentorista padre Antônio Clayton Sant’Anna, C.Ss.R.  Após 38 anos, a celebração da Novena da Tarde está sendo realizada na Basílica Velha, trazendo a recordação do início da devoção, nesta que é a primeira basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Leia MaisColaboradores representam devotos na Novena da Padroeira do BrasilSem a presença física dos devotos, em razão da pandemia da Covid-19, os colaboradores da Casa da Mãe foram convidados a representarem os milhares de filhos da Senhora Aparecida, nestes dias de oração, tanto na Basílica Velha como no Santuário Nacional.

Homenagem

De maneira especial, as famílias que perderam seus entes queridos foram lembradas logo no início da celebração, na entrada das bandeiras. Em cada haste foi colocado um laço preto, como sinal de luto por todas aquelas pessoas que já partiram. 

Homilia


Leia MaisFaça sua peregrinação ao Santuário de Aparecida sem sair de casaGesto Concreto da Novena da Padroeira de 2021

Na homilia, o sacerdote ressaltou a satisfação de ter sido escolhido para presidir a celebração na Basílica Velha, local que marcou muito a sua história de missionário redentorista.

Refletindo o tema 'Com Maria, em família, revestir-se da Palavra!' e as leituras deste dia, o celebrante enfatizou o chão abençoando que é Aparecida, local onde a Mãe de Deus apareceu no rio Paraíba do Sul e, desde então, realiza muitas maravilhas, intercedendo por todos os brasileiros.

Lembrou também a obra da Jornada Bíblica, que irá revestir a fachada norte com passagens do Livro do Êxodo. Dentro disso, pontuou que esta novena deve ser celebrada com o intuito de realizar o êxodo da fé.  Destacou ainda, que o tema de hoje quer ajudar a intensificar a união das famílias e a prática de uma vida missionária, a exemplo de Maria.

Reveja a celebração do 1º dia de Novena da Tarde


NOVENA SOLENE

A Novena Solene às 19h, foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As entradas especiais da Bíblia e da Imagem de Nossa Senhora Aparecida trouxeram muitos elementos para ajudar os devotos a rezarem bem este primeiro dia da Novena.

Entradas 

Na entrada da Palavra, o carro-andor trouxe a figura de Moisés, com as sandálias nas mãos, o cajado e a Palavra. “Ele, que foi revestido com a Palavra de Deus para dar conta de guiar o seu povo para a Terra Prometida”, comentou Dom Walmor na homilia.

Leia MaisPadroeira 2020: Celebrações e homenagens à Mãe Aparecida sem sair de casaPadroeira 2020: Preparação dos andores para a Novena SoleneNa entrada de Nossa Senhora, a representação da fachada norte do Santuário, trazendo a lembrança da Jornada Bíblica que o Santuário de Aparecida está vivenciando desde 2019.

Na homilia, Dom Walmor também lembrou o momento de pandemia, convidando os devotos do mundo inteiro a se unirem para um momento de profunda espiritualidade, durante estes dias de Novena.

Nova Encíclica do Papa

O arcebispo também anunciou que amanhã, dia 4, o Papa Francisco publica e presenteia o mundo inteiro com uma nova encíclica sobre a “Fraternidade e a Amizade Social”. O objetivo desta nova carta é reavivar nos cristãos, “a nossa consciência de que somos irmãos uns dos outros” , destacou.

Reveja a homilia e todos os momentos especiais da Novena desta sábado


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...