A missão redentorista de evangelizar os mais pobres e abandonados chegou ao estado de São Paulo em 1894.
Os Redentoristas da Baviera, região sul da Alemanha, foram para a cidade de Aparecida, após um pedido do bispo de São Paulo à época, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, a fim de zelar e propagar a devoção a Nossa Senhora Aparecida, anos depois proclamada Rainha e Padroeira do Brasil.
Após chegar aos povos mais necessitados do Vale do Paraíba, a Congregação se espalhou por quase todo o estado, atendendo diversas regiões pelos pedidos missionários.
As Missões Redentoristas, por exemplo, foram pregadas de forma ininterrupta, despertando a vocação de centenas de missionários, inicialmente formados no Seminário Santo Afonso, fundado em 1898, em Aparecida (SP). Leia Mais Os desafios da Missão junto aos Meios de Comunicação SocialSuperior Geral pede coragem aos Redentoristas do Brasil no Dia da Padroeira
Em 15 de outubro de 1944, a então Vice-Província de São Paulo foi elevada canonicamente como Província, contando com 64 padres, 37 Irmãos, 60 clérigos, 20 noviços e 200 seminaristas menores.
Com as orientações pastorais do Concílio Vaticano II, a Província Redentorista de São Paulo seguiu um frutuoso processo de atualização em sua vida consagrada, formativa, comunitária, pastoral e administrativa.
Revitalizaram-se possibilidades novas de acolhimento e evangelização, como o início das atividades religiosas no atual e maior Santuário Mariano do mundo, dedicado a Nossa Senhora Aparecida em 1982, a fundação do quinquagenário Instituto de Teologia (ITESP) em 1972, a criação do Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP) em 1992, e o surgimento do Seminário São Geraldo Majela em 1956, a única casa de formação dedicada exclusivamente para irmãos redentoristas no mundo. Sem contar os audazes trabalhos apostólicos pelos meios de comunicação social, como a Editora Santuário, a Rádio Aparecida, a TV Aparecida e o Portal A12.
Desde 1980, temos a presença pastoral nos bairros periféricos das cidades de Diadema, Mauá e São Paulo, tais como: São Judas, Santana, Cidade de Tiradentes, Sapopemba, Heliópolis e Cingapura. Por fim, a atuação em 12 Santuários, paróquias e igrejas não paroquiais, além dos oito Centros de Assistência Social (CAS).
Atualmente, a Província de São Paulo conta com aproximadamente 127 padres, 27 Irmãos, cinco bispos, sete noviços, 25 junioristas e 43 seminaristas aspirantes e postulantes, espalhados pelas 20 comunidades religiosas, pelo exterior e outras Províncias, como Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Acre, Suriname e Angola.
Ao longo desta história de 128 anos, compartilhamos a missão com os leigos, homens e mulheres, adultos e jovens, que são essenciais para o planejamento apostólico da Congregação nas mais diversas realidades e diante dos inúmeros desafios pastorais e sociais.
Em meio ao avanço da pobreza, da fome e de novos desafios no Brasil e no mundo, a Província Redentorista de São Paulo segue vivendo com toda a Congregação o processo de reestruturação e reconfiguração, atualizando a missão de Santo Afonso, de forma criativa, inovadora e perseverante, e testemunhando a pessoa de Jesus, nosso Santíssimo Redentor, a todas as pessoas, em especial os mais pobres e abandonados.
.:: Redentoristas: herdeiros da comunicação afonsiana
Beata Crostarosa: manter viva a memória do amor do Pai em Cristo
Espiritualidade da Ordem do Santíssimo Redentor procura viver a comunhão com Cristo de modo íntimo e transformador. Saiba mais!
CAS realiza formação para coordenadores e assistentes sociais
Depois dos psicólogos, foi a vez dos coordenadores e assistentes sociais dos CAS participarem de uma formação e atualização voltada para o trabalho interdisciplinar desenvolvido nas Obras Sociais Redentoristas. O encontro aconteceu em Aparecida/SP, entre os dias 08 e 09 de setembro, e contou com a participação de 16 colaboradores, representando as nove unidades dos CAS.
7 palavras de São João Paulo II sobre a Beata Celeste Crostarosa
São João Paulo II deixou 7 mensagens para as religiosas, que também podem servir para a vida cristã. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.