Código Personalizado

QUER SABER COMO SE VIVE EM UM SEMINÁRIO?

Acompanhe o Itinerário Vocacional de alguns seminaristas redentoristas e suas histórias.

Por Secretariado Vocacional Redentorista Em Notícias Atualizada em 18 NOV 2021 - 12H17

Itinerário Vocacional - novembro: Dar a vida pela Copiosa Redenção

Sou o Frater Alane Andrade Pereira, tenho 27 anos e sou natural de Conceição do Rio Verde (MG). No ano de 2012, meus familiares e eu mudamos para a cidade de Aparecida (SP), onde permanecem atualmente. Resido em São Paulo (SP) na Comunidade São Paulo Apóstolo - Alfonsianum II, uma das casas de formação religiosa dos junioristas redentoristas. Curso o primeiro ano de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores - ITESP.

arquivo pessoal
arquivo pessoal


Vindo de uma paróquia zelada pelos Missionários Redentoristas, eu já os conhecia de um modo mais próximo. No decorrer do ano de 2015, entrei em contato com o Secretariado Vocacional Redentorista com o objetivo de conhecer a Congregação Redentorista e aprofundar o meu discernimento vocacional. Tive a oportunidade de participar de encontros vocacionais, retiros e convivência. Foi um verdadeiro kairós, pois busquei escutar o chamado de Deus.

Leia MaisA missão do leigo redentorista3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionáriaNo ano de 2016 fui convidado a ingressar no Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), para viver a frutuosa etapa do Propedêutico. Em 2017, passei a residir em Campinas (SP) para continuar minha formação na etapa do Postulantado, no Seminário São Clemente. Entre os anos de 2017 a 2019, cursei então Filosofia na PUC Campinas.

Em 2020 realizei o Noviciado na casa de formação San Alfonso, em Piedecuesta, na Colômbia. Vi no Noviciado um o momento certo para refazer a profissão de fé, estando aberto à ação de Deus. A vida comunitária é em si mesma uma testemunha para o mundo. Dessa maneira, acredito que onde há motivação, o amor de Cristo nos sustenta. Acredito em anunciar o Evangelho de Deus, mas antes de tudo procuro ser um Evangelho vivo em meio ao povo de Deus. Encanta-me a vida religiosa devido ao seu dinamismo. Após o Noviciado e a primeira profissão religiosa, dei início à etapa do Juniorato.

A convite do Secretariado Vocacional, compartilho com vocês um tema muito caro para nós, Missionários Redentoristas: dar a vida pela Copiosa Redenção. Tal afirmação deve ser carregada como distintivo de ofício, de modo que possamos ser de entrega gratuita e generosa à ação salvífica de Deus.

:: Conheça as etapas de formação de um Missionário Redentorista

A formação do juniorista redentorista acontece logo após a profissão religiosa dos votos temporários, seja para o candidato a clérigo ou Irmão. É na profissão religiosa que realizamos os votos de pobreza, castidade e obediência. Esta profissão religiosa é renovada anualmente, para que este nosso SIM seja atualizado no decorrer de nossa caminhada vocacional, pois sabemos que:

“A caridade pastoral configura a vida dos congregados e lhe confere unidade.
Em efeito, a vida comunitária está a serviço dos demais; e os mesmos vínculos religiosos,
pelos que se consagram a Deus, incluem necessariamente e estimulam a dimensão apostólica dos congregados.
Por isso, a profissão religiosa vem a ser o ato definitivo de toda a vida missionária dos redentoristas”
(Const. 54, CSsR)

É rezando esta constituição que nós, Missionários Redentoristas, somos convidados a dar a vida pela Copiosa Redenção, sermos continuadores do Redentor em meio ao mundo ferido, dilacerado por tanta discórdia, intolerância e sofrimento.

O tempo de juniorato é um período de formação, no qual o religioso prossegue o crescimento e amadurecimento do seu compromisso com Cristo na vida apostólica da Congregação. O programa formativo durante esta etapa oferece um acompanhamento personalizado para ajudar a compaginar os estudos com a vida, as experiências apostólicas com a comunidade religiosa, e integrar tudo isto na consagração a Cristo Redentor.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Junioristas da Comunidade São Paulo Apóstolo


Em São Paulo temos três casas de formação do juniorato: Comunidade São José, na região do Ipiranga; Comunidade São Paulo Apóstolo, no Bosque da Saúde; e a Comunidade Nossa Senhora da Esperança, na região de Sapopemba. Vale ressaltar que aqui na Comunidade São Paulo Apóstolo está a primeira comunidade religiosa formada por junioristas, já na dinâmica do processo de reestruturação em que está passando a Congregação do Santíssimo Redentor: São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Juntos formamos um corpo missionário que busca viver em comunidade, na fraternidade e no cuidado com o outro.

Estudamos Teologia à luz do Concílio Ecumênico Vaticano II, uma vez que, a Teologia dá uma melhor compreensão à nossa fé, de modo que compreendamos a Deus com os pés no chão. E lendo os sinais dos tempos; enxergando a realidade que nos permeia, dando luzes a algumas perguntas que a nossa sociedade precisa. Sempre com um viés pastoralista, aspiramos diuturnamente esperançar o povo de Deus.

Faça parte desta família! 

Seja um Missionário Redentorista!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

A12.com/itinerariovocacional

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...