Sou o Frater Alane Andrade Pereira, tenho 27 anos e sou natural de Conceição do Rio Verde (MG). No ano de 2012, meus familiares e eu mudamos para a cidade de Aparecida (SP), onde permanecem atualmente. Resido em São Paulo (SP) na Comunidade São Paulo Apóstolo - Alfonsianum II, uma das casas de formação religiosa dos junioristas redentoristas. Curso o primeiro ano de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores - ITESP.
Vindo de uma paróquia zelada pelos Missionários Redentoristas, eu já os conhecia de um modo mais próximo. No decorrer do ano de 2015, entrei em contato com o Secretariado Vocacional Redentorista com o objetivo de conhecer a Congregação Redentorista e aprofundar o meu discernimento vocacional. Tive a oportunidade de participar de encontros vocacionais, retiros e convivência. Foi um verdadeiro kairós, pois busquei escutar o chamado de Deus.
Leia MaisA missão do leigo redentorista3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionáriaNo ano de 2016 fui convidado a ingressar no Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), para viver a frutuosa etapa do Propedêutico. Em 2017, passei a residir em Campinas (SP) para continuar minha formação na etapa do Postulantado, no Seminário São Clemente. Entre os anos de 2017 a 2019, cursei então Filosofia na PUC Campinas.
Em 2020 realizei o Noviciado na casa de formação San Alfonso, em Piedecuesta, na Colômbia. Vi no Noviciado um o momento certo para refazer a profissão de fé, estando aberto à ação de Deus. A vida comunitária é em si mesma uma testemunha para o mundo. Dessa maneira, acredito que onde há motivação, o amor de Cristo nos sustenta. Acredito em anunciar o Evangelho de Deus, mas antes de tudo procuro ser um Evangelho vivo em meio ao povo de Deus. Encanta-me a vida religiosa devido ao seu dinamismo. Após o Noviciado e a primeira profissão religiosa, dei início à etapa do Juniorato.
A convite do Secretariado Vocacional, compartilho com vocês um tema muito caro para nós, Missionários Redentoristas: dar a vida pela Copiosa Redenção. Tal afirmação deve ser carregada como distintivo de ofício, de modo que possamos ser de entrega gratuita e generosa à ação salvífica de Deus.
:: Conheça as etapas de formação de um Missionário Redentorista
A formação do juniorista redentorista acontece logo após a profissão religiosa dos votos temporários, seja para o candidato a clérigo ou Irmão. É na profissão religiosa que realizamos os votos de pobreza, castidade e obediência. Esta profissão religiosa é renovada anualmente, para que este nosso SIM seja atualizado no decorrer de nossa caminhada vocacional, pois sabemos que:
É rezando esta constituição que nós, Missionários Redentoristas, somos convidados a dar a vida pela Copiosa Redenção, sermos continuadores do Redentor em meio ao mundo ferido, dilacerado por tanta discórdia, intolerância e sofrimento.
O tempo de juniorato é um período de formação, no qual o religioso prossegue o crescimento e amadurecimento do seu compromisso com Cristo na vida apostólica da Congregação. O programa formativo durante esta etapa oferece um acompanhamento personalizado para ajudar a compaginar os estudos com a vida, as experiências apostólicas com a comunidade religiosa, e integrar tudo isto na consagração a Cristo Redentor.
Em São Paulo temos três casas de formação do juniorato: Comunidade São José, na região do Ipiranga; Comunidade São Paulo Apóstolo, no Bosque da Saúde; e a Comunidade Nossa Senhora da Esperança, na região de Sapopemba. Vale ressaltar que aqui na Comunidade São Paulo Apóstolo está a primeira comunidade religiosa formada por junioristas, já na dinâmica do processo de reestruturação em que está passando a Congregação do Santíssimo Redentor: São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Juntos formamos um corpo missionário que busca viver em comunidade, na fraternidade e no cuidado com o outro.
Estudamos Teologia à luz do Concílio Ecumênico Vaticano II, uma vez que, a Teologia dá uma melhor compreensão à nossa fé, de modo que compreendamos a Deus com os pés no chão. E lendo os sinais dos tempos; enxergando a realidade que nos permeia, dando luzes a algumas perguntas que a nossa sociedade precisa. Sempre com um viés pastoralista, aspiramos diuturnamente esperançar o povo de Deus.
Faça parte desta família!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.