Por Campanha dos Devotos Em Notícias Atualizada em 08 JAN 2018 - 09H50

10 pontos turísticos do Santuário Nacional que você precisa conhecer

Thiago Leon
Thiago Leon

Por ano o Santuário Nacional recebe mais de 12 milhões de pessoas. Assistir à missa, visitar o Nicho da Imagem de Nossa Senhora e a Sala das promessas geralmente está no roteiro de todo romeiro. Mas existem outros pontos turísticos que talvez você não conheça e que merecem uma visita.


1. Monumento dos 300 anos







Localizado nos Jardins do Santuário, próximo à avenida do Convento, a obra é uma réplica do monumento inaugurado nos Jardins do Vaticano. O monumento retrata uma canoa na base, os três pescadores e uma rede, que recorda o momento do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.


2. Monumento Nossa Senhora de Fátima


O Monumento de Fátima foi inaugurado por iniciativa conjunta dos jubileus comemorativos de 300 anos de Aparecida (Brasil) e 100 anos de Fátima (Portugal) em 2017. O monumento fica no Jardim Norte, próximo a Torre Brasília.


3. Memorial dos Construtores

Foto Thiago Leon
Foto Thiago Leon

A obra é uma grande homenagem onde encontra-se 2.356 nomes de religiosos, engenheiros, funcionários com mais de 20 anos de trabalho na Casa da Mãe, e ainda os primeiros colaboradores da Família Campanha dos Devotos. Fica localizado na rampa de acesso ao Santuário Nacional, próximo ao Pátio das Palmeiras.


4. Campanário


Localizado no Jardim Norte, o Campanário conta com 13 sinos, cada um deles dedicado a um dos 12 apóstolos, e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717. O 13º sino é dedicado a Virgem de Aparecida e a São José, e homenageia a Família Campanha dos Devotos.


5. Cúpula Central

Thiago Leon
Thiago Leon

A obra está localizada sobre o Altar Central, a 72 metros do chão. Na visita é possível conhecer de perto todos os detalhes da Cúpula Central, assim como entender a simbologia dessa obra e todo o processo de construção. O devoto pode ainda visitar a exposição dos 300 anos, destacando os principais acontecimentos dessa grande celebração. Cerca de 100 objetos estão em exposição nesse espaço.


6. Museu Nossa Senhora Aparecida


O Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na Torre Brasília, guarda relíquias de grande valor histórico e sacro. No Museu estão expostas peças como as correntes do milagre do escravo Zacarias e pedra retirada da Matriz Basílica, que reconta a história do cavaleiro que desafiou Nossa Senhora. Comprando o ingresso do Museu a R$8,00 (inteira), o visitante poderá conhecer também o Mirante, que fica no último andar da Torre Brasília.


7. Capela da Ressureição


Localizada na Esplanada João Paulo II, abriga os restos mortais de 3 Bispos e Arcebispos de Aparecida. A Capela conta também com o Memorial dos Devotos, um memorial virtual que relembra todos os colaboradores da Campanha dos Devotos que já se foram para a Casa do Pai.


8. Loja Oficial e Bazar, Casa das Velas e Casa do Pão



A Loja Oficial e a Casa das Velas possuem as tradicionais velas de metro, além de lembranças para toda família. A Casa do Pão oferece aos devotos da Mãe Aparecida pães, lanches, salgados, doces, biscoitos, bolos e o mais famoso produto, o pão de Nossa Senhora. As lojas podem ser encontradas no subsolo, e também próximo a Torre e a passarela.


9. Centro de Apoio ao Romeiro

O Centro de Apoio ao Romeiro conta com uma infraestrutura completa para receber os devotos. No CAR o romeiro encontra 380 lojas, quiosques, restaurantes e lanchonetes, fraldários, sanitários, bebedouro. O Centro de Apoio conta ainda com um Aquário, parque de diversões, terminais bancários e ponto de encontro.


10. Memorial da Devoção


Localizado ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros, o Memorial da Devoção abriga o Cine Padroeira, o Museu de Cera com mais de 60 peças, o Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos. As atrações levam o visitante a uma viagem pela história da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba.

Visita interativa

Muitos destes pontos turísticos e outros diversos contam com uma visita interativa, através do aplicativo para celular Santuário Play. Em diversos pontos do Santuário o devoto pode encontrar totens e displays da Visita Interativa, onde terá a oportunidade de saber mais sobre o ponto turístico com a ajuda de um Missionário Redentorista, por meio da tecnologia de Realidade Aumentada. Clique aqui e saiba mais.

24 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.