Notícias

10 pontos turísticos do Santuário Nacional que você precisa conhecer

Escrito por Santuário Nacional

09 JAN 2020 - 07H15 (Atualizada em 05 JAN 2023 - 22H06)

Thiago Leon

Assistir à missa, visitar o Nicho da Imagem de Nossa Senhora e a Sala das Promessas geralmente está no roteiro de todo romeiro. Mas existem outros pontos turísticos que talvez você não conheça e que merecem uma visita.

1. Monumento dos 300 anos

Thiago Leon
Thiago Leon

Localizado nos Jardins do Santuário, próximo à avenida do Convento, a obra é uma réplica do monumento inaugurado nos Jardins do Vaticano. O monumento retrata uma canoa na base, os três pescadores e uma rede, que recorda o momento do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

2. Monumento Nossa Senhora de Fátima


O Monumento de Fátima foi inaugurado por iniciativa conjunta dos jubileus comemorativos de 300 anos de Aparecida (Brasil) e 100 anos de Fátima (Portugal) em 2017. O monumento fica no Jardim Norte, próximo a Torre Brasília.

3. O Nicho de Nossa Senhora Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon

Localizado na Nave Sul o Trono de Nossa Senhora Aparecida está em um grande totem dourado, “vestida de Sol”, com diz a citação do livro do Apocalipse (Ap 12,1). A imagem original do século dezessete, feita em barro paulista, está entronizada em um nicho com detalhes em pastilhas de porcelana, pintadas a ouro.

::Santuário de Aparecida também sob a proteção de Nossa Senhora da Assunção

4. Campanário



Localizado no Jardim Norte, o Campanário conta com 13 sinos, cada um deles dedicado a um dos 12 apóstolos, e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717. O 13º sino é dedicado a Virgem de Aparecida e a São José, e homenageia a Família Campanha dos Devotos.

5. Cúpula Central

Thiago leon
Thiago leon

A obra está localizada sobre o Altar Central, a 72 metros do chão. Na visita, é possível conhecer de perto todos os detalhes da Cúpula Central, assim como entender a simbologia dessa obra e todo o processo de construção. O devoto pode ainda visitar a exposição dos 300 anos, destacando os principais acontecimentos dessa grande celebração. Cerca de 100 objetos estão em exposição nesse espaço.

6. Museu Nossa Senhora Aparecida


O Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na Torre Brasília, guarda relíquias de grande valor histórico e sacro. No Museu estão expostas peças como as correntes do milagre do escravo Zacarias e a pedra retirada da Basílica Velha, que reconta a história do cavaleiro que desafiou Nossa Senhora. Comprando o ingresso do Museu, o visitante poderá conhecer também o Mirante, que fica no último andar da Torre Brasília.

::8 motivos para você visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida

7. Loja Oficial e Bazar, Casa das Velas e Casa do Pão


A Loja Oficial e a Casa das Velas possuem as tradicionais velas de metro, além de lembranças para toda família. A Casa do Pão oferece aos devotos da Mãe Aparecida pães, lanches, salgados, doces, biscoitos, bolos e o mais famoso produto, o pão de Nossa Senhora. As lojas podem ser encontradas no subsolo, e também próximo a Torre e a passarela.

::Você sabia que o Pão de Nossa Senhora tem uma mensagem especial?

8. Centro de Apoio ao Romeiro

Thiago Leon
Thiago Leon

O Centro de Apoio ao Romeiro conta com uma infraestrutura completa para receber os devotos. No CAR, o romeiro encontra 380 lojas, quiosques, restaurantes e lanchonetes, fraldários, sanitários e bebedouro. O Centro de Apoio conta ainda com um Aquário, parque de diversões, terminais bancários e ponto de encontro.

9. Memorial da Devoção


Localizado ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros, o Memorial da Devoção abriga o Cine Padroeira, o Museu de Cera, com mais de 60 peças, o Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições e uma loja de artigos religiosos. As atrações levam o visitante a uma viagem pela história da Padroeira do Brasil, desde seu encontro nas águas do Rio Paraíba.

10. Morro do Cruzeiro

Thiago Leon
Thiago Leon


Separado da cidade de Aparecida pela Rodovia Presidente Dutra, o Morro do Cruzeiro conta com painéis em cimento do artista Adélio Sarro, representando as 14 estações da Via Sacra. Para chegar até esse local turístico, o devoto pode optar pelos bondinhos aéreos, localizado no pátio do Santuário Nacional.  O passeio é imperdível para quem quer rezar e ainda, ter uma visão privilegiada da Casa da Mãe Aparecida.

add_circle Quer ter uma experiência de fé e lazer na Casa da Mãe Aparecida? 

Procure pelo Centro de Informações Turísticas do Santuário, localizado na Marquise do Centro de Apoio ao Romeiro ou clique aqui e entre em contato para organizar a sua vinda ao maior santuário mariano do mundo.

31 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.