Notícias

10 lugares no Santuário Nacional que você precisa conhecer

Escrito por Santuário Nacional

09 JAN 2020 - 07H15 (Atualizada em 16 JAN 2024 - 11H10)

A12

Assistir à missa e visitar a Sala das Promessas geralmente está no roteiro de alguns romeiros. Mas, existem outros locais de visitação que talvez você não conheça e que merecem uma visita.

Confira!

1. Monumento dos 300 anos

Thiago Leon
Thiago Leon

Localizado nos Jardins do Santuário, próximo à avenida do Convento, a obra é uma réplica do monumento inaugurado nos Jardins do Vaticano. O monumento retrata uma canoa na base, os três pescadores e uma rede, que recorda o momento do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

2. Monumento Nossa Senhora de Fátima


O Monumento de Fátima foi inaugurado por iniciativa conjunta dos jubileus comemorativos de 300 anos de Aparecida (Brasil) e 100 anos de Fátima (Portugal) em 2017. O monumento fica no Jardim Norte, próximo à Torre Brasília.

3. O Nicho de Nossa Senhora Aparecida

Thiago Leon
Thiago Leon

Localizado na Nave Sul, o Trono de Nossa Senhora Aparecida está em um grande totem dourado, “vestida de Sol”, com diz a citação do livro do Apocalipse (Ap 12,1). A imagem original do século dezessete, feita em barro paulista, está entronizada em um nicho com detalhes em pastilhas de porcelana, pintadas a ouro. 

:: Santuário de Aparecida também sob a proteção de Nossa Senhora da Assunção

4. Campanário



Localizado no Jardim Norte, o Campanário conta com 13 sinos, cada um deles dedicado a um dos 12 apóstolos, e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717. O 13º sino é dedicado a Virgem de Aparecida e a São José, e homenageia a Família Campanha dos Devotos.

5. Cúpula Central

Thiago leon
Thiago leon

A obra está localizada sobre o Altar Central, a 72 metros do chão. Na visita, é possível conhecer de perto todos os detalhes da Cúpula Central, assim como entender a simbologia dessa obra e todo o processo de construção. O devoto pode ainda visitar a exposição dos 300 anos, destacando os principais acontecimentos dessa grande celebração. Cerca de 100 objetos estão em exposição nesse espaço.

:: Ingressos do Circuito de Visitação da Casa da Mãe na palma da sua mão

6. Museu Nossa Senhora Aparecida


O Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na Torre Brasília, guarda relíquias de grande valor histórico e sacro. Nele estão expostas peças como as correntes do milagre do escravo Zacarias e a pedra retirada da Basílica Velha, que reconta a história do cavaleiro que desafiou Nossa Senhora. Comprando o ingresso do Museu, o visitante poderá conhecer também o Mirante, que fica no último andar da Torre Brasília.

:: 8 motivos para você visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida

7. Loja Oficial e Bazar, Casa das Velas e Casa do Pão


A Loja Oficial e a Casa das Velas possuem as tradicionais velas de metro, além de lembranças para toda família. A Casa do Pão oferece aos devotos da Mãe Aparecida pães, lanches, salgados, doces, biscoitos, bolos e o mais famoso produto, o pão de Nossa Senhora. As lojas podem ser encontradas no subsolo, e também próximo à Torre e a passarela.

:: Você sabia que o Pão de Nossa Senhora tem uma mensagem especial?

8. Centro de Apoio ao Romeiro

Thiago Leon
Thiago Leon

O Centro de Apoio ao Romeiro conta com uma infraestrutura completa para receber os devotos. No CAR, o romeiro encontra 380 lojas, quiosques, restaurantes e lanchonetes, fraldários, sanitários e bebedouro. O Centro de Apoio conta ainda com um Aquário, parque de diversões, terminais bancários e ponto de encontro.

9. Capela das Velas

Gustavo Cabral / A12
Gustavo Cabral / A12


Localizada à esquerda da Porta Santa, construída na década de 70, é um dos locais mais visitados do Santuário Nacional, com decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente, momento em que Deus aparece a Moisés em forma de fogo que não consumia arbusto, para ordenar que ele fosse até o Egito e libertasse o povo da escravidão.

10. Morro do Cruzeiro

Thiago Leon
Thiago Leon


Separado da cidade de Aparecida pela Rodovia Presidente Dutra, o Morro do Cruzeiro conta com painéis em cimento do artista Adélio Sarro, representando as 14 estações da Via Sacra. Para chegar até esse local turístico, o devoto pode optar pelos bondinhos aéreos, localizado no pátio do Santuário Nacional. O passeio é imperdível para quem quer rezar e ainda, ter uma visão privilegiada da Casa da Mãe Aparecida.

add_circle Quer ter uma experiência de fé e lazer na Casa da Mãe Aparecida? 

Procure pelo Centro de Informações Turísticas do Santuário, localizado na Marquise do Centro de Apoio ao Romeiro ou clique aqui e entre em contato para organizar a sua vinda ao maior santuário mariano do mundo.

31 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...