Catequese

Vocabulário Mariano - A Biblioteca da Academia Marial de Aparecida

Vocabulário Mariano

Escrito por Academia Marial

29 OUT 2022 - 15H00 (Atualizada em 31 OUT 2022 - 11H50)

A Biblioteca da Academia Marial de Aparecida possui um acervo bibliográfico de mais de 3 mil títulos de sobre o tema da Mariologia, entre livros, folhetos e impressos no geral, além de revistas e jornais nacionais e internacionais. Também possui um rico acervo de obras de arte como esculturas, pinturas, medalhas e fotografias, que conta com cerca de 300 peças identificadas até o momento.

O espaço conta ainda com mesas, cadeiras e poltronas para estudo e uma sala de reuniões de 06 lugares com computador e TV, estando abertos para pesquisadores, colaboradores e visitantes no geral, que podem utilizá-los para estudo e reuniões.


O acervo está em constante movimento e ampliação. Atualmente encontram-se livros sobre as temáticas:

Mariologia: tema que forma o coração dessa biblioteca, a categoria tem livros que abordam as diversas perspectivas sobre Nossa Senhora como dogmas, piedade popular, devoção, Maria na Bíblia, mariofanias, movimentos e congregações marianas, títulos marianos, milagres atribuídos, etc.

• Nossa Senhora Aparecida: uma secção especial sobre o título da Mãe Aparecida com livros que também contam a história da cidade de Aparecida e do Santuário Nacional;

• Cristologia: categoria destinada aos livros que falam sobre Jesus Cristo;

 Josefologia: área de estudo sobre São José;

• Santos: conta em grande parte com biografias e escritos dos santos e mártires da Igreja;

• São José de Anchieta: uma secção direcionada ao Patrono da Academia Marial, que é considerado o primeiro mariólogo do Brasil;

• Patrística e Patrologia: uma das fontes fundamentais da Mariologia, essa categoria destina-se aos escritos dos primeiros Padres da Igreja e seu estudo;

• Teologia: livros clássicos e atuais para o estudo teológico;

• Bíblia: diversas edições de Bíblias além de estudos publicados sobre o tema;

• Liturgia: livros que falam sobre a Santa Liturgia da Igreja como missais, celebrações, calendário litúrgico; músicas, etc.;

Pneumatologia: publicações que focalizam-se no estudo sobre o Espírito Santo;

Magistério da Igreja:  encíclicas, bulas, exortações, o Catecismo e diversos documentos oficiais da Igreja;

• Livros de referência como Dicionários e Enciclopédias.


Ficou interessado em algum tema ou está procurando algum livro? É possível realizar consultas do acervo no local e solicitar o empréstimo (consultar condições).
Venha conhecer esse importante acervo!

Leia MaisVocê conhece o trabalho da Academia Marial de Aparecida?A Biblioteca da Academia Marial de Aparecida localiza-se no 11º andar da Torre Brasília, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O funcionamento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. É possível agendar uma visita pelo telefone (12) 3104-1548/1549 ou pelo e-mail academia@santuarionacional.com.

Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Maria mãe de Deus
Artigos

Maria, Mãe de Deus, Rainha e modelo de construção da paz e da fraternidade

Comemoramos no dia 01 de janeiro a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Ao mesmo tempo celebramos o Dia Mundial da Paz. Dois conteúdos cristãos que estão intimamente entrelaçados em seu sentido maior. A Mãe do Senhor é também o modelo de construtora da paz e da fraternidade, sendo a primeira discípula-missionária do seu Filho, o Príncipe da Paz (Is 9,6). No transcurso dos séculos, consolidou-se esta devoção á Mãe do Salvador como Rainha da Paz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.