O Batismo é o primeiro sacramento da Igreja Católica, é aquele que insere a pessoa na vida cristã. No Santuário de Aparecida, são muitos os devotos de todo o Brasil que recorrem ao sacramento. Para entender melhor, confira também a origem do ato de batizar e a missão do cristão batizado.
Segundo padre Lucas Emanuel, estar no Santuário Nacional é muito simbólico, já que é um lugar de paz e serenidade. É como se os pais quisessem dar um presente para os seus filhos, desejando isso também a eles e, mais ainda, estando sob a proteção do manto de Nossa Senhora Aparecida.
Nesse sentido, é importante recordar que o Batismo não se limita a um gesto ritual, mas é o início da vida cristã, como recorda o artigo aprender a ser cristão.
Em uma live realizada em 2021, Padre Lucas esclareceu diversas dúvidas em um bate-papo direto da Capela do Batismo da Casa da Mãe.
Na conversa, o missionário redentorista falou sobre:
O sacerdote também orientou as famílias a participarem da Santa Missa antes do batismo, como uma forma de celebrar a pertença a Deus, vivendo o maior dos sacramentos que é a eucaristia. Ele ainda explicou a importância de cultivar reverência nos sacramentos.
Para concluir, padre Lucas andou pela Capela do Batismo para explicar um pouco dos símbolos que compõem o rito do batizado, como a vela, a pia batismal e o uso da água nas bênçãos.
Ele também explicou em quais casos é permitido recorrer ao batismo de emergência.
Diante de recentes discussões sobre a forma como o Batismo é celebrado, é importante destacar que o rito oficial da Igreja não prevê citar o nome da criança diversas vezes durante a celebração. O nome é pronunciado em momentos específicos, e sua ausência em outras partes não invalida o sacramento.
Para aprofundar esse tema, vale ler também sobre o destino das crianças que morrem sem o Batismo e a importância de seguir a liturgia da Igreja.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.